Sátira

Em telejornal satírico, Duvivier mostra relacionamento de Temer com bancada ruralista

Humorista também chama agronegócio de "indústria do câncer", elencando pesquisas que comprovam mal à saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"Greg News" ironiza agronegócio em sátira humorística protagonizada pelo ator Gregório Duvivier
"Greg News" ironiza agronegócio em sátira humorística protagonizada pelo ator Gregório Duvivier - Reprodução

O relacionamento do presidente golpista Michel Temer (PMDB) com a banca ruralista do Congresso foi tema do jornal satírico protagonizado por Gregório Duvivier. Ao trazer para o debate temas relacionados aos agrotóxicos no país, o humorista ironizou as iniciativas que "flexibilizam" e aprovam leis que favorecem o agronegócio. 

Continua após publicidade

"De todas as bancadas, a que mais saiu ganhando foi a ruralista. Temer garantiu quase 9 milhões para descontos na previdência para as empresas gigantes do setor agrário", disse, em um dos trechos do vídeo, de pouco mais de 20 minutos de duração, lançado na última sexta-feira (18). 

Chamando agrotóxicos de indústria do câncer, os malefícios do produto para a saúde também foram citados no programa, que explicou que os efeitos para quem os consume nem sempre são imediatos, mas progressivos. "Vale lembrar que, até outros dia, ninguém sabia, por exemplo, que o cigarro fazia mal", disse. 

Gregório também critica a Medida Provisória do Ministério da Agricultura, proposta em abril deste ano, que cria uma brecha no uso de agrotóxicos, alterando o texto da lei atual 7.802, de 1989, liberando o uso de produtos que "comprovadamente causem câncer, mutações genéticas, distúrbios hormonais e alterações no sistema reprodutivo e nervoso". 

O vídeo encerra com Duvivier falando sobre o PNARA, Política Nacional de Redução de Agrotóxicos, que é ignorado pelo grupo de parlamentares ruralista. 

Assista a íntegra do vídeo:

 

 

Edição: Simone Freire