Pernambuco

Origens

Lula volta a seu estado natal para ouvir as demandas do povo pernambucano

Caravana iniciou na Bahia e chegou a Pernambuco nesta quarta-feira (24); ele permanece neste estado por quatro dias

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em seu primeiro dia em Pernambuco, Lula visita o museu que homenageia outro famoso Luiz: o Gonzaga
Em seu primeiro dia em Pernambuco, Lula visita o museu que homenageia outro famoso Luiz: o Gonzaga - Julia Dolce/BdF

Em 1945, nasceu o sétimo filho de Dona Lindu, em Caetés, cidade no Agreste de Pernambuco. Como grande parte da população pobre e nordestina daquela época, Luiz Inácio da Silva embarcou num pau-de-arara rumo a São Paulo, em 1952, com apenas sete anos de idade.

Em Santos, litoral paulista, com menos de 10 anos, precisou trabalhar no cais do porto como ambulante e engraxate. Mais tarde, arranjou emprego numa metalúrgica e ingressou no ensino técnico, no curso de torneiro mecânico. É no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que ele inicia a vida política.

Apesar de ter partido jovem de sua região de origem, o pernambucano nunca esqueceu o compromisso com o povo nordestino. Em 1993, percorreu grande parte do Nordeste quando passou por 359 cidades dos 26 estados do país, ouvindo e discutindo a realidade nacional e divulgando experiências de desenvolvimento aliadas à distribuição de renda.

Em 2002, após quatro derrotas eleitorais, Lula é eleito para a Presidência da República, tendo como grande marca o programa Bolsa Família, que tirou a Região Nordeste da miséria e o Brasil do “Mapa da Fome” da ONU.

Quinze anos depois, em meio à ofensiva judiciária e midiática para prendê-lo sem provas, Lula retoma a experiência da caravana e decide começar o percurso pelo Nordeste.

Em Pernambuco, sua terra natal, Lula chega nesta quinta-feira (24) e ficará no estado por quatro dias. No total, o ex-presidente passará por 25 cidades, participando de atos políticos, recebendo homenagens e escutando o povo.

“A maior aula que tive sobre o Brasil foi viajando o país. Por isso, vou fazer novamente as caravanas. Agora com mais experiência e mais organização para entender as necessidades do povo", disse Lula, que anunciou que fará caravanas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste em breve.

Confira imagens desta quinta-feira (24):

Xexéu, na divisa entre AL e PE, recebe Lula. Políticos e dirigentes pernambucanos se juntam à caravana | Foto: Julia Dolce/BdF

A caminho de Recife, Lula faz breve parada em Palmares | Foto: @MidiaNINJA
 

Lula visita Museu Cais do Sertão, espaço no Recife dedicado à memória de Luiz Gonzaga

Edição: Vinícius Sobreira