Titulação

Plataforma colaborativa mostra situação territorial dos povos indígenas Guarani

Mapa Guarani Digital traz dados de 1.416 áreas de ocupação em quatro países

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Levantamento aponta população de 280.000 Guarani na América Latina
Levantamento aponta população de 280.000 Guarani na América Latina - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Comissão Guarani Yvyrupa e o Centro de Trabalho Indigenista lançam em São Paulo, nesta terça (29), o projeto Mapa Guarani Digital, uma plataforma interativa e colaborativa que busca organizar e dar maior visibilidade sobre a situação dos territórios dos povos indígenas guarani.

Continua após publicidade

Alimentada por uma ampla rede de colaboradores indígenas e não indígenas, a plataforma online disponibiliza a localização de todas as aldeias guarani no Brasil, além de dados sobre a situação dessas terras. 

A plataforma traz também informações sobre antigas ocupações, das quais esses povos foram expulsos, além da localização de cerca de 1.100 sítios arqueológicos guarani.

O projeto Mapa Guarani Digital tem apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Embaixada Real da Noruega.

O evento de lançamento da plataforma vai acontecer no dia 29 de agosto, terça-feira, a partir das seis da tarde, em São Paulo, no Auditório da Ação Educativa, que fica na rua General Jardim número 660, no centro. E terá transmissão ao vivo pelo Facebook.
 

Edição: Camila Salmazio