Podcast

Fortalecimento da imunidade e combate à anemia: Conheça os benefícios da taioba

Vegetal, cultivado em hortas caseiras, não é comercializado; ferro, cálcio e potássio estão entre principais nutrientes

Ouça o áudio:

A taioba pode ser consumida em pratos, como sucos, sopas, refogados e até mesmo crua
A taioba pode ser consumida em pratos, como sucos, sopas, refogados e até mesmo crua - Wikimedia Commons
Vegetal, cultivado em hortas caseiras, não é comercializado; ferro, cálcio e potássio estão entre principais nutrientes

A Taioba está entre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e tem ganhado cada vez mais a mesa dos brasileiros. A folha verde clara tem formato de coração e sabor semelhante ao da couve. Por quase não ser comercializada, a planta geralmente é cultivada em hortas caseiras, como a da astróloga e paisagista Carmem Sampaio. 

“É uma forma de você deixar o seu jardim comestível, e outra coisa, fazer jardins com taioba é uma forma da gente também ter uma melhoria no ambiente porque ele se torna mais respirável”, explica Sampaio que consome o alimento há muitos anos. 

O vegetal é rico em nutrientes como ferro, cálcio, potássio e pode ser aproveitado inteiro, desde a folha até o caule. Mas atenção, uma das variações da planta não pode ser consumida: é a taioba roxa, como explica Carmem: 

“Essa não pode ser comida crua. Ela contém uma quantidade de oxalato muito grande. Essa quantidade de oxalato não é muito confortável para o corpo humano. O que é o oxalato? É um material que enrijecesse os vegetais, que é uma defesa da planta para que os mamíferos não a comam", comenta.

Então, para evitar uma possível indigestão, é importante ficar atento ao tipo certo de taioba que você vai plantar. Além de fácil cultivo, a taioba pode ser preparada de diversas maneiras e compõe uma variedade de pratos, como sucos, sopas, refogados e até mesmo crua. Carmem ensina uma receita fácil e prática: 

“Óleo de coco ou azeite, o que a pessoa preferir, você corta ela bem fininha e separa. Pega o alho bem miudinho e dá aquela douradinha no óleo de coco. Aí você coloca e faz “pluft, pluft”, é coisa de 30 segundos. Olha outra vantagem da taioba fresca, você faz uma comida rapidinho, você está com pressa, já está pronto. Eu sempre coloco o sal depois que apagou o fogo, porque eu sinto que a gente pode colocar menos sal. Então para uma folha de aproximadamente 60 centímetros, você vai alimentar umas três pessoas”, finaliza. 

O fortalecimento do sistema imunológico e o combate à anemia são alguns dos benefícios do consumo da taioba para a saúde. 

Edição: Anelize Moreira