Lava Jato

Processo movido contra Lula escancarou a luta de classes, afirma Eugênio Aragão

Depoimento do ex-presidente ao juiz Sérgio Moro terminou no final da tarde desta quarta depois de 2h30

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Lula foi recepcionado por uma multidão ao chegar no prédio da Justiça Federal para prestar depoimento.
Lula foi recepcionado por uma multidão ao chegar no prédio da Justiça Federal para prestar depoimento. - Gibran Mendes

Durante aula pública realizada nesta quarta-feira (13), em Curitiba (PR), ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, expressou seu desapontamento em relação ao modo como as investigações da operação Lava Jato vem sendo conduzidas. “Não se precisa provar nada, basta convencer, a Justiça não anda bem nesse país¨, desabafou.

Para Aragão, o processo movido contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demostrou que a luta de classes ficou "escancarada" no país. "Esse processo visa um retrocesso político institucional no país. Já ficou claro o retrocesso nefasto desse processo sobre os nossos empregos, sobre nossa soberania", comentou.

O ex-ministro fez referência ao fato da operação Lava Jato ter contribuído com o desmonte da indústria nacional, aumento a taxa de desemprego no país. "Esses juízes e promotores, que vivem em sua redoma social, não sabem o que causaram a milhares de brasileiros. Esse processo é para voltarmos a década de 1970". Consultoras independentes já estimaram que a Lava Jato custará mais de R$ 140 bilhões à economia brasileira.

Sobre a parcialidade com que Lula vem sendo tratado pelo Poder Judiciário, Aragão destacou que é preciso "exigir que a Justiça volte a se dar ao respeito e volte a se decidir pelas provas e se submeta à letra da lei. Um juiz que é acusador ao mesmo tempo não é imparcial, é partidário, e não podemos tolerar isso. Uma sociedade democrática precisa que seu Poder Judiciário garanta um julgamento justo para as pessoas".

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro terminou no final da tarde desta quarta, e durou cerca de 2h30. Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e é a segunda fez que vai ao Paraná para prestar esclarecimentos sobre o caso. Manifestações de apoio ao ex-presidente ocorrem na praça Generoso Marques, no centro da capital paranaense, onde centenas de pessoas marcam presença e prestaram solidariedade ao ex-presidente.

Edição: Luiz Felipe Albuquerque