Rio de Janeiro

No Gol

A hora e a vez da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana

O Peixe foi até Guayaquil encarar o Barcelona do Equador e conquistou um belo resultado ao empatar em um a um

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Santos, Botafogo e Grêmio entraram em campo nesta quarta-feira pela Libertadores
Santos, Botafogo e Grêmio entraram em campo nesta quarta-feira pela Libertadores - Lucas Uebel - Grêmio FBPA

O grande sonho de consumo dos times brasileiros ainda é a Copa Libertadores da América. Não somente pelo dinheiro envolvido, mas pelo prestígio e pela vontade que todos os nossos clubes têm de se tornar o melhor do continente. E foi pensando nisso que Santos, Botafogo e Grêmio entraram em campo nesta quarta-feira (13), pelas quartas de final da competição sul-americana. O Peixe foi até Guayaquil encarar o Barcelona do Equador e conquistou um belo resultado ao empatar em um a um (lembrando que o gol marcado fora de casa tem um peso enorme nessa fase da Libertadores). Um empate sem gols na Vila Belmiro classifica o Alvinegro Praiano para as semifinais da competição. O time comandado por Levir Culpi segue firme na temporada e surpreendendo muita gente que duvidava da capacidade de jogadores como Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Lucas Lima. Mas o grande nome do jogo foi o goleiro Vanderlei, autor de verdadeiros milagres. Olho nele, Tite!

No outro jogo envolvendo os clubes brasileiros, Botafogo e Grêmio empataram sem gols no Estádio Nilton Santos numa partida extremamente estudada e bastante truncada. A postura mais conservadora das duas equipes era até certo ponto compreensível, já que o Tricolor Gaúcho não contava com Luan e Pedro Geromel, (ambos lesionados) e o Botafogo temia pelo já citado “gol qualificado” da Libertadores. Certo é que o jogo foi marcado por poucas chances de gol e também por (mais) polêmicas na arbitragem. O venezuelano José Argote teria deixado de marcar pelo menos três penalidades: duas para o Grêmio e uma a favor do Botafogo. A decisão da vaga nas semifinais fica para a próxima quarta-feira (20) na Arena do Grêmio. Quem passar espera o vencedor do confronto entre Santos e Barcelona de Quayaquil. Caso o Peixe passe pela equipe equatoriana, teremos um clube brasileiro garantido na grande final da Libertadores da América.

Já pela Copa Sul-Americana, as duas maiores torcidas do Brasil não têm muito o que comemorar. O Flamengo sofreu diante da Chapecoense e ficou no empate sem gols na Arena Condá. Aliás, é preciso dizer que os comandados de Reinaldo Rueda tiveram uma das piores atuações no ano de 2017, coisa que ainda estou tentando “desver”. Nem quero falar muito disso não...

E o Corinthians tropeçou em casa diante do tradicional Racing de Avellaneda. O empate em um a um no Itaquerão, em São Paulo, dá a vaga ao time argentino em caso de empate sem gols no Estádio Presidente Perón, na próxima quarta-feira. E o que teve de gente lembrando das palavras de Renato Gaúcho dizendo que o Corinthians iria cair de produção é uma festa. A corneta, amigos, abençoa, purifica e salva a alma do torcedor.
 

Edição: Raquel Júnia