Votação

Eleições de governadores na Venezuela serão realizadas no próximo dia 15 de outubro

Comissão Nacional Eleitoral do país realizará nesta semana auditoria dos softwares que serão utilizados no pleito

18 mil eleitores estão aptos a votar / Fausto Torrealba/AVN

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela informou nesta segunda-feira (11) que as eleições para governadores serão realizadas no próximo dia 15 de outubro e que a campanha dos candidatos iniciará em 23 de setembro e terminará na noite de 12 de outubro.

"As eleições de governadores acontecerão no domingo, 15 de outubro, tal como foi aprovado pelo Conselho Nacional Eleitoral, cuja convocação, bem como o cronograma de atividades, estará à disposição a partir desta terça-feira", disse o CNE em um comunicado publicado em seu site.

Nestas eleições estão convocados a participar 18.094.065 eleitores inscritos no Registro Eleitoral e que deverão votar em 23 dos 24 estados do país onde se pode escolher governadores, pois no Distrito da Capital há um regime especial do governo "que não contempla a eleição de governador".

A CNE também apontou que as auditorias do software das máquinas de votação continuarão durante esta terça-feira  (12/09) e quarta-feira (13), "com a participação dos representantes técnicos das organizações com fins políticos que participam destas eleições".

O Poder Eleitoral explicou que esta auditoria tem como objetivo constatar que a programação da máquina de votação corresponde com a função que deve cumprir no dia da eleição.

A data exata das eleições de governadores foi anunciada um mês depois que a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) decidiu que as eleições deveriam acontecer em outubro.

(*) Com informações da EFE.

Edição: Opera Mundi