Votação

Eleições de governadores na Venezuela serão realizadas no próximo dia 15 de outubro

Comissão Nacional Eleitoral do país realizará nesta semana auditoria dos softwares que serão utilizados no pleito

|
18 mil eleitores estão aptos a votar
18 mil eleitores estão aptos a votar - Fausto Torrealba/AVN

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela informou nesta segunda-feira (11) que as eleições para governadores serão realizadas no próximo dia 15 de outubro e que a campanha dos candidatos iniciará em 23 de setembro e terminará na noite de 12 de outubro.

"As eleições de governadores acontecerão no domingo, 15 de outubro, tal como foi aprovado pelo Conselho Nacional Eleitoral, cuja convocação, bem como o cronograma de atividades, estará à disposição a partir desta terça-feira", disse o CNE em um comunicado publicado em seu site.

Nestas eleições estão convocados a participar 18.094.065 eleitores inscritos no Registro Eleitoral e que deverão votar em 23 dos 24 estados do país onde se pode escolher governadores, pois no Distrito da Capital há um regime especial do governo "que não contempla a eleição de governador".

A CNE também apontou que as auditorias do software das máquinas de votação continuarão durante esta terça-feira  (12/09) e quarta-feira (13), "com a participação dos representantes técnicos das organizações com fins políticos que participam destas eleições".

O Poder Eleitoral explicou que esta auditoria tem como objetivo constatar que a programação da máquina de votação corresponde com a função que deve cumprir no dia da eleição.

A data exata das eleições de governadores foi anunciada um mês depois que a Assembleia Nacional Constituinte (ANC) decidiu que as eleições deveriam acontecer em outubro.

(*) Com informações da EFE.

Edição: Opera Mundi