Terra

16ª Jornada da Agroecologia começa nesta quarta (20): acompanhe a programação

Atividades envolvendo práticas agroecológicas acontecem em Lapa (PR) até este sábado (23)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Expositor na Jornada do ano passado. Neste ano são esperadas 3 mil pessoas.
Expositor na Jornada do ano passado. Neste ano são esperadas 3 mil pessoas. - Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Mais de 3 mil pessoas são esperadas, a partir desta quarta-feira (20), para participar da 16ª edição da Jornada da Agroecologia, que acontece na cidade de Lapa, distante cerca de 70 km da capital Curitiba (PR). 

Este ano a atividade homenageia o militante da Via Campesina, Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Keno, que foi assassinado há 10 anos, na luta contra o agronegócio na região.

Todas as atividades são gratuitas. Entre elas estão, por exemplo, debates e uma feira de produtos da reforma agrária. Uma exposição fotográfica, intitulada 'Memorial de Luta e Resistência' também será montada para homenagear todos os militantes assassinados na luta pela terra e melhores condições de vida.

Programação

Na chegada os participantes serão recebidos com mística de abertura, prevista para começar às 10h. Pela tarde, conferências simultâneas discutem política e agricultura a partir das 14h. Entre os debates, está "Análise sobre o projeto dos capitalistas para a agricultura e suas consequências", presidida pelo militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Neuri Rosseto.

Na quinta (21), ocorrem diversas oficinas agroecológicas pela região, com o objetivo de expendir conhecimentos acerca da agricultura familiar e popular.

Já na sexta-feira (22), entre as atividades está a conferência "Nossos desafios na construção de um Projeto Popular e Soberano na Agricultura", seguida por seminários temáticos. No mesmo dia um ato político e cultural pela Soberania Alimentar e dos Povos e intervenção da Ciranda Gralha Azul acontece na parte da tarde.

No sábado (23), o encerramento fica a cargo de apresentações culturais da região e da Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular.

Serviço:

16ª Jornada de Agroecologia

Data: 20 a 23 de setembro

Local: Parque de Exposições e Eventos da Lapa. BR 476 (Rodovia do Xisto) Km 66, Lapa, PR.

Edição: Simone Freire