Terra

16ª Jornada da Agroecologia começa nesta quarta (20): acompanhe a programação

Atividades envolvendo práticas agroecológicas acontecem em Lapa (PR) até este sábado (23)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Expositor na Jornada do ano passado. Neste ano são esperadas 3 mil pessoas.
Expositor na Jornada do ano passado. Neste ano são esperadas 3 mil pessoas. - Foto: Joka Madruga/Terra Sem Males

Mais de 3 mil pessoas são esperadas, a partir desta quarta-feira (20), para participar da 16ª edição da Jornada da Agroecologia, que acontece na cidade de Lapa, distante cerca de 70 km da capital Curitiba (PR). 

Continua após publicidade

Este ano a atividade homenageia o militante da Via Campesina, Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Keno, que foi assassinado há 10 anos, na luta contra o agronegócio na região.

Todas as atividades são gratuitas. Entre elas estão, por exemplo, debates e uma feira de produtos da reforma agrária. Uma exposição fotográfica, intitulada 'Memorial de Luta e Resistência' também será montada para homenagear todos os militantes assassinados na luta pela terra e melhores condições de vida.

Programação

Na chegada os participantes serão recebidos com mística de abertura, prevista para começar às 10h. Pela tarde, conferências simultâneas discutem política e agricultura a partir das 14h. Entre os debates, está "Análise sobre o projeto dos capitalistas para a agricultura e suas consequências", presidida pelo militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Neuri Rosseto.

Na quinta (21), ocorrem diversas oficinas agroecológicas pela região, com o objetivo de expendir conhecimentos acerca da agricultura familiar e popular.

Já na sexta-feira (22), entre as atividades está a conferência "Nossos desafios na construção de um Projeto Popular e Soberano na Agricultura", seguida por seminários temáticos. No mesmo dia um ato político e cultural pela Soberania Alimentar e dos Povos e intervenção da Ciranda Gralha Azul acontece na parte da tarde.

No sábado (23), o encerramento fica a cargo de apresentações culturais da região e da Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular.

Serviço:

16ª Jornada de Agroecologia

Data: 20 a 23 de setembro

Local: Parque de Exposições e Eventos da Lapa. BR 476 (Rodovia do Xisto) Km 66, Lapa, PR.

Edição: Simone Freire