Água e Energia

No Rio, Seminário Internacional debate estratégias para um projeto energético popular

Organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens, encontro reúne 20 países em três dias de debates

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Movimento dos Atingidos por Barragens realizou 8º Encontro Nacional no Rio de Janeiro
Movimento dos Atingidos por Barragens realizou 8º Encontro Nacional no Rio de Janeiro - MAB/ Divulgação

Com o objetivo de refletir sobre a realidade da água e da energia, o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) promove, desde sexta-feira (6), o Seminário Internacional “Transição Energética para um Projeto Energético Popular”, na cidade do Rio de Janeiro. A capital fluminense sediou, durante esta semana, o 8º Encontro Nacional da organização.

Continua após publicidade

Nos três dias de atividades, que contam com a presença de atingidos por barragens de 20 países, entre eles Cuba, Estados Unidos, Venezuela, País Basco, além de diversas nações africanas.

Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC e Berta Isabel Zúniga Cáceres, filha da ativista hondurenha Berta Cáceres, estão entre os participantes do Seminário.

Para Josivaldo Alves de Oliveira, coordenador nacional do MAB, o seminário é um espaço importante para a troca de experiências dos projetos energéticos espalhados pelo mundo. Ele lembra que a busca de um projeto energético popular está totalmente integrada à luta contra às grandes empresas capitalistas. 

"O capital quer transformar tudo em mercadoria. As grandes empresas querem que os bens naturais sirvam somente para o lucro. E nós, dos movimentos sociais, entendemos que a água, a energia, o petróleo são riquezas dos povos e devem estar a serviço dos povos para a satisfação das necessidades do povo de cada país", diz.

Edição: Vanessa Martina Silva