Entenda | Os 5 principais símbolos da Revolução Russa

Consolidação do poder soviético consagrou imagens que marcariam século XX

A Revolução Russa transformaria o cenário político internacional. Além disso, seria um grande impulso para uma nova concepção sobre a arte e a cultura. No plano simbólico, a construção de socialismo soviético também marcaria o mundo com a consolidação de ícones imediatamente relacionados à esquerda.

Apesar da associação, parte do significado e da história desses símbolos não é amplamente conhecida. Abaixo, o Brasil de Fato tenta explicar as origens de algumas destas representações. Confira!

Bandeira Vermelha

Associada ao movimento socialista, a bandeira vermelha é herdeira da Revolução Francesa, quando foi utilizada pelo setor mais radical, os jacobinos. O movimento socialista a adota na Primavera dos Povos, em 1848, e na Comuna de Paris, em 1871.

Na transformação da Rússia em União Soviética é adotada. A maior parte das interpretações indica que a cor passou a ser utilizada pela classe operária por conta do sangue dos lutadores e lutadores mortos no curso dos embates políticos.

Foice e o martelo

Imagem distintiva da União Soviética, o símbolo passou a representar também a própria ideia de comunismo, sendo empregado por diversos partidos que endossavam, e endossam, essa visão.

Seu significado é direto: a aliança operária e camponesa, ideia defendida pelos bolcheviques em 1917, momento em que tinha um significado inédito no seio do movimento socialista. Se tornou oficialmente parte dos símbolos da União Soviética apenas em 1924.

Estrela

A estrela de mesma cor foi consagrada pelos soviéticos. Sua interpretação é disputada: desde os cinco dedos da mão, representando o trabalho manual, até os cinco continentes, passando pela ideia de que seriam cinco setores que compuseram a Revolução – operários, camponeses, soldados, a juventude e os intelectuais.

Por estar acima da foice e do martelo na bandeira soviética, também é vista como representante do partido, representando a direção do operariado e do campesinato. O que se pode ter certeza é que se tornou um símbolo utilizado pelo Exército Vermelho e, por conta disso, após a Segunda Guerra Mundial se tornou um emblema dos movimentos e organizações anti-fascistas.

A Internacional

Composta em 1871, na França, em homenagem a organização criada por Karl Marx em 1864, a canção foi reconhecida como música oficial da Segunda Internacional. Com a ascensão da classe trabalhadora ao poder em 1917, se torna hino oficial da União Soviética até 1944.

Pôsteres

Conhecidas ao redor do mundo por conta de sua concepção artística original, os pôsteres soviéticos eram parte da propaganda política promovida pelos bolcheviques. Seu objetivo era a conscientização da população de forma simples a cerca de temas considerados importantes, fazendo parte da iniciativa de crias “novos homens e novas mulheres”.