Paraná

Contrarreforma

Editorial | “Reforma trabalhista” beneficia apenas entidades patronais

Trabalhadores devem ficar atentos e buscar fortalecer os sindicatos, espaços que garantem a manutenção de direitos

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
É lamentável que a alteração no sistema de trabalho tenha sido votada por um Congresso cada vez mais a serviço das entidades patronais
É lamentável que a alteração no sistema de trabalho tenha sido votada por um Congresso cada vez mais a serviço das entidades patronais - Jose Cruz / Agencia Brasil

A chamada reforma trabalhista (Lei 13.467/17), entra em vigor a partir de 11 de novembro de 2017. Antes disso, nesta sexta-feira (10), data de mobilização nacional, trabalhadores protestam contra as novas leis trabalhistas que limitam direitos no Brasil.

É lamentável que a alteração no sistema de trabalho tenha sido votada por um Congresso cada vez mais a serviço das entidades patronais.

Entre vários itens de mudança, está a implementação de terceirização e formas de contrato que rebaixam salários. Há também o risco de aplicação do chamado trabalho intermitente, quando o trabalhador fica à disposição da empresa e executa funções em horários específicos, em jornada de trabalho quebrada – também com redução salarial.

Sozinho, cada um vai perder. A nova lei também busca enfraquecer sindicatos e negociar por empresa ou até mesmo individualmente. Mas os trabalhadores devem ser responsáveis por fortalecer os sindicatos. Afinal, são esses espaços que, de forma coletiva, conquistam direitos e evitam qualquer tipo de abuso.

 

Edição: Pedro Carrano