TRIÂNGULO MINEIRO

Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária chega a Uberlândia (MG)

Além de atividades artístico e culturais, o evento, que começa nesta sexta (17), conta com feira de alimentos saudáveis

Brasil de Fato | Uberlândia (MG) |
Em Belo Horizonte, cerca de 15 mil pessoas participaram do Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária em outubro
Em Belo Horizonte, cerca de 15 mil pessoas participaram do Circuito de Arte e Cultura da Reforma Agrária em outubro - Mídia Ninja

O músico Pereira da Viola e o grupo Trem das Gerais são algumas das atrações da etapa de Uberlândia do Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária. De sexta-feira (17) a domingo (19), a cidade sedia o evento, que já passou por sete regiões de Minas Gerais, entre elas a da capital mineira.

Continua após publicidade

O Circuito é promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e organizações parceiras. Segundo Aguinaldo Batista, dirigente estadual do movimento, o intuito principal é estabelecer um debate sobre questões relacionadas a interesses do campo e da cidade. “Temos procurado várias formas de dialogar com a sociedade sobre a importância da Reforma Agrária, da alimentação saudável, além de divulgar a arte e a cultura do nosso povo”, destaca o dirigente, que também é assentado na região.

Alimentos saudáveis

De acordo com Viktor Marques, do setor de produção do MST, “o circuito é um espaço que mostra que é possível a produção de alimentos saudáveis, sem veneno, com produção agroecológica integrada com o meio ambiente e atrelado à reforma agrária”.

A feira agroecológica em Uberlândia reúne mostras da produção dos dez assentamentos e acampamentos na região, além de colocar em evidência as mais diversas linguagens artísticas e culturais. 

A população poderá conhecer a diversidade dos alimentos agroecológicos, que são frutos da luta pela terra, produzidos pelas famílias camponesas, como arroz, café, hortaliças, legumes, frutas, além de produtos artesanais como cachaça, queijo, doces, temperos, conservas e outras variedades.

Os produtos estarão expostos em cerca de trinta barracas. São mais de meia tonelada de alimentos in natura, cuja produção envolve cerca de 800 famílias. Outra atração é a feira gastronômica, ou a Cozinha da Roça, que vai comercializar alimentos e pratos típicos das cozinhas regionais, como frango com quiabo, feijão tropeiro, pastel com garapa, entre outras delícias.

Homenagem

O circuito também presta homenagem a Pena Branca e Xavantinho. A dupla foi uma das grandes expoentes da música caipira brasileira. Uma de suas canções mais famosas, "O cio da terra", teve autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento, e foi gravada com participação especial do próprio Milton Nascimento.

Uma das motivações da homenagem é a ligação que os músicos, que eram irmãos, tinham com a região do Triângulo Mineiro. A família chegou a morar em Uberlândia e Xavantinho é natural da cidade.

“Vamos homenageá-los não só por terem vivido na região, mas por trazerem em suas músicas caipiras, muito da nossa cultura, como a Folia de Reis, o Congado e músicas ligadas à questão da terra. São músicos que não podem ficar esquecidos”, afirma Ana Maria Lima, dirigente estadual e da coordenação de cultura do MST.

Programação

O acesso ao evento é livre e a entrada começa na sexta-feira (17), a partir das 18h, no Sesc Minas. Às 20h, ocorre a abertura oficial, que conta com participação de um grupo de Folia de Reis e com os músicos do Trem das Gerais.

Durante o sábado (18), além da Feira da Reforma Agrária que ocorre durante todo o dia, acontece pela manhã, a roda de conversa “Direito e a Reforma Agrária”. Às 16h, acontece a roda de conversa “Alimentação Saudável” e às 17h, haverá um ato político. A noite começa com apresentações de viola e será finalizada com um animado forró nordestino.

A manhã de domingo (18) tem confirmada a apresentação do grupo de capoeira d’Angola Galo Cantô. Às 16h, haverá música e dança popular com o grupo Balaio de Chita. E para finalizar, a partir das 17h acontece apresentação da dupla Sinhô Passarim & Flor Bunita e do Terno de Congado Marinheiro.

>>> Serviço:

Evento: Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária

Local: Sesc Uberlândia, Rua Benjamin Constant, 844, Bairro Nossa Senhora Aparecida

Abertura: 17 de outubro, às 18h

Encerramento: 19 de outubro, às 18h 

Entrada gratuita.

Edição: Larissa Costa