3ª edição

Congresso de escritores da Periferia de São Paulo debate rumos da literatura negra

Evento será realizado no próximo sábado (18), no Jardim Ângela, zona leste da capital paulista, e tem entrada gratuita

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

1º Congresso Escritores da Periferia de São Paulo que teve como tema "Incentivos à Produção Literária"
1º Congresso Escritores da Periferia de São Paulo que teve como tema "Incentivos à Produção Literária" - Reprodução

O Congresso de escritores da Periferia de São Paulo chega à sua terceira edição em 2017. O evento aborda o tema Literatura Negra Em Foco e acontecerá no próximo sábado (18), no Jardim Ângela, na periferia da capital paulista.

Organizado pelo coletivo Desenrola E Não Me Enrola, o evento tem o apoio da Lei de Fomento à Cultura das Periferias de São Paulo e acontece desde 2014. Este ano, terá quatro mesas de debate e uma feira de livros. A proposta é estimular o pensamento sobre o impacto de questões que incidam diretamente sobre a periferia.

Assim, serão debatidos temas como juventude, movimentos de emancipação, educação popular à base da literatura negra, desafios e oportunidades do mercado editorial para autoras negras e a Literatura Negra como instrumento de combate ao preconceito racial e à intolerância religiosa.

O evento traz a educadora e escritora Bel Santos Mayer e a professora Marilu Cardoso para debater educação. Já a mesa sobre o mercado editorial para autoras negras terá a presença da autora Miriam Alves e da editora Carmen Faustino. Além delas, os poetas Felipe Marinho e Mariana Felix, que participam de batalhas de "Slam" (poetry slam, batalha de poesias faladas que surgiu nos Estados Unidos) estarão presentes e dialogarão com a juventude.  

O Congresso, que espera atrair mais de 500 pessoas, é gratuito e acontecerá no Espaço Cultura da Sociedade Santos Mártires, na Rua Luis Baldinato, 09, no Jardim Ângela, São Paulo, das 12h às 20h.

Para mais informações entre em contato com a organização, pelo email: [email protected] ou pelo telefone (11) 98776-4540.

Edição: Vanessa Martina Silva