Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 18/11/17

Campanha para captura do responsável pela chacina em Felisburgo é um dos destaques desta edição

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

No dia Nacional da Consciência Negra você vai saber um pouco mais sobre a luta pela titulação nos quilombos do Brasil
No dia Nacional da Consciência Negra você vai saber um pouco mais sobre a luta pela titulação nos quilombos do Brasil - Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Continua após publicidade

20 de novembro é Dia Nacional da Consciência Negra. Basta olhar em qualquer calendário e você já vai ver lá a data marcada. Mas você sabe porquê existe este dia e o que ele representa? Na reportagem da Rafaella Dotta, você vai saber um pouco mais sobre este tema. 

Ainda sobre o tema, você confere também um panorama sobre a situação dos quilombos no Brasil. Muita gente acha que é coisa do passado, mas a disputa pelo território ainda é algo central na luta do povo negro. 

Continua após publicidade

Há 13 anos, o acampamento Terra Prometida, era invadido pelo fazendeiro Adriano Chafik e seus capangas. 5 mortos, 20 feridos e um trauma que jamais sairá da memória de quem vivenciou a chacina em Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha. Pelo fim da impunidade, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra lança campanha para capturar o assassino, condenado pela justiça. Neste programa, você confere uma reportagem especial sobre o tema.

Continua após publicidade

Após um longo processo, envolvendo até mesmo questões judiciais, o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais conquista eleições para decidir sua gestão. A nova diretoria foi eleita no último dia 30 e à frente do cargo está a musicista Vera Pape, presidenta da entidade. Para falar sobre a situação dos profissionais, os desafios para a representação da categoria e a conjuntura política, nós conversamos com a presidenta Vera Pape. 

Edição: Minas Gerais