Paraná

Agenda cultural

PR: Sarau Periférico homenageia dia da Consciência Negra; veja mais dicas culturais

Confira mais atrações culturais para os próximos dias, em Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
MV Bill e Nega Gizza (foto) estão entre os artistas confirmados no 5º Sarau Periférico, que acontece neste domingo, em Curitiba   
MV Bill e Nega Gizza (foto) estão entre os artistas confirmados no 5º Sarau Periférico, que acontece neste domingo, em Curitiba   - Divulgação

Batalha de break, declamação de poesia, mutirão de saúde e de assessoria jurídica, além de shows de artistas nacionais e locais. Tudo isso (e mais um pouco) estará reunido no 5º Sarau Periférico, que acontece neste domingo (19), entre 9h e 21h, ocupação Dona Cida, na Cidade Industrial de Curitiba.

A data escolhida é em homenagem ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro, organizada pelo coletivo Núcleo Periférico. Entre os artistas conformados estão grandes nomes do rap nacional e também da cena local: MV Bill, Inquérito, Nega Gizza DI Função e DMN.

“[...] chamamos as maiores referências do rap nacional para trocar uma ideia sobre nosso cenário político, visando encontrar soluções para que a resignação não afogue as esperanças de cada sofredor e sofredora desse Brasil Periferia”, explicam os organizadores.

O evento é gratuito e voltado a todas as idades. Para viabilizar o Sarau, os organizadores fazem uma vaquinha virtual. Para contribuir, acesse o site www.vakinha.com.br.

Para ficar por dentro:
Quando: dia 19, domingo, das 9h às 21h.
Onde: Ocupação Dona Cida, CIC, ao lado da Toshiba e das Moradias Corbélia, no CIC.
Como chegar de ônibus: 1ª opção: No terminal do CIC, pegue o ônibus Sabará/Corbélia, e vá até o ponto final. 2ª opção: No terminal do Caiuá, pegue o ônibus Mário Jorge e desça no ponto da Toshiba.


:: Confira mais dicas culturais para os próximos dias em Curitiba ::

FESTA | Festa do Rosário
O quê:
É um ato interreligioso que reúne sacerdotes das mais diversas denominações para pedir paz e respeito entre as religiões. Após os cantos sacros e orações, é a vez da força e da beleza da lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, marcada por música, flores e perfumes. 
Quando: Dia 19, domingo, das 9h às 15h
Onde: Igreja do Rosário
Quanto: Gratuito


TEATRO | Murro em Ponta de Faca
O quê:
A peça é baseada no texto de Augusto Boal, escrito em 1971, enquanto era um exilado pela ditadura militar brasileira. O espetáculo contra a via-crúcis de três casais de brasileiros banidos do País, distintos uns dos outros – burgueses, operários e intelectuais – e obrigados a conviver no mesmo espaço físico.
Onde: Teatro José Maria Santos, Rua 13 de Maio, 655, São Francisco.
Quando: De 16 a 26, de quinta a sábado 20h, e no domingo às 18h.
Quanto: Entrada gratuita. Indicado para maiores de 14 anos.


EXPOSIÇÃO | Todas as pontas do Lápis
O quê: A mostra tem como tema o compositor paranaense Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis. A exposição resgata a memória e a obra de Lápis, que fez sucesso nos anos 1960 e 1970, embalando a boemia curitibana da época.
Quando: A abertura da mostra será no da 20, segunda-feira, às 18h30. Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h.
Onde: Todas as salas do Museu da Imagem e do Som do Paraná, Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro.
Quanto: Entrada gratuita.

MÚSICA | Vocal Brasileirão e o show Brasil Gongá
O quê:
A influência da música africana no Brasil dará o ritmo do show que o Vocal Brasileirão apresenta em homenagem ao mês da Consciência Negra no Conservatório de MPB, na Praça Jacob do Bandolim. Com uma percussão marcante, o show Brasil Gongá apresenta ritmos de diversas regiões brasileiras, como jongo, maracatu, congada, afoxé e samba-de-roda.
Quando: Dia 20, segunda-feira, às 19h. 
Onde: Conservatório de MPB de Curitiba. Rua Mateus Leme, 66.
Quanto: Entrada gratuita.
 

Edição: Ednubia Ghisi