Memória

Jornalistas lançam livro que retrata funeral de Fidel Castro e sua relação com o povo

“Yo Soy Fidel” será lançado em Curitiba um ano após a morte do líder cubano

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Narrativa do livro é feita a partir de relatos do povo sobre Fidel Castro
Narrativa do livro é feita a partir de relatos do povo sobre Fidel Castro - Tadeu Vilani

Os jornalistas Gibran Mendes, Leandro Taques e Tadeu Vilani lançam, na próxima quinta-feira (23), em Curitiba, o livro “Yo Soy Fidel”. A obra retrata a viagem dos três para Cuba, onde cobriram o funeral do maior líder da revolução cubana, Fidel Castro Ruz.

Continua após publicidade

Fidel Castro Ruz faleceu em 26 de novembro de 2016. O anúncio foi realizado em cadeia nacional pelo seu irmão, Raul Castro, emocionando a maior parte dos cubanos que vivem na Ilha. Em todos os rincões de Cuba foram realizadas homenagens, sobretudo a partir do cortejo fúnebre que cortou a Ilha de ponta a ponta com gritos de “Yo soy Fidel”.

A viagem dos jornalistas, de aproximadamente 10 dias, rendeu mais de 2 mil quilômetros entre Havana, capital da Ilha, até Santiago de Cuba, a derradeira despedia do “comandante”.

No livro, é possível acompanhar a viagem, saber sobre o funeral e entender um pouco mais sobre a relação do povo cubano com Fidel, com seu próprio país e visão de mundo.

“A narrativa é construída a partir dos personagens que encontramos no caminho. Contamos nossas experiências e deixamos que as pessoas, os cubanos, contem quem era Fidel Castro para eles e como vivem. Não há a pretensão de ser um material definitivo sobre Cuba, de forma alguma, mas joga um pouco de luz em um tema onde há tanta sombra”, explica o jornalista Gibran Mendes.

Registro histórico

O livro contém 120 páginas, aproximadamente 90 fotografias e uma extensa reportagem que ilustra a viagem dos três jornalistas a bordo de um Dodge 1956, batizado de “Princesa”, por Pedro, motorista que os acompanhou em boa parte da viagem.

“Fidel Castro é uma figura mundial. Sua importância extrapola a ilha do Caribe. Esses relatos vão ajudar as pessoas conhecer um pouco mais sobre sua história e relevância para o mundo”, pondera o jornalista Leandro Taques.

Tadeu Vilani, por sua vez, explica que a publicação do livro é uma forma de compartilhar essa experiência em um momento considerado histórico. “Fotografar e vivenciar um momento histórico, de um dos personagens mais importantes da história contemporânea foi uma grande experiência,  conviver com o povo se despedindo do seu grande líder, sentir a energia que se espalhou aos longos dos 900 km entre Havana e Santiago de Cuba”, garante. 

Serviço: Lançamento do livro “Yo Soy Fidel”

Data: Quinta-feira, 23 de novembro.

Horário: A partir das 19h

Local: “A Caiçara”, Rua Dr. Claudino dos Santos, 90, Bairro São Francisco. No Largo da Ordem, em frente ao Memorial de Curitiba.  

Edição: Pedro Carrano