Programas

Inauguração da loja Armazém do Campo, em Minas Gerais, é destaque no rádio

Programas vão ao ar sábado, com reprise aos domingos, em SP, MG, PE e RJ

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos - Gabi Lucena | Bdf

A inauguração da nova loja Armazém do Campo, em Belo Horizonte é o destaque dos programas de rádio que vão ao ar neste sábado (25), nos estados de SP, MG, PE, RJ e na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. A loja do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) conta com centenas de produtos vindos de assentamentos da Reforma Agrária, de pequenos produtores e de fabricação orgânica e agroecológica, além de ser um espaço alternativo de lazer.

Em São Paulo, a edição também dá destaque para a reportagem da jornalista Cristiane Sampaio sobre o novo texto da Reforma da Previdência, apresentado pelo governo golpista de Michel Temer na quarta-feira (22), em um jantar a parlamentares. A reportagem também traz o despejo de 700 famílias que vivem no acampamento Helenira Resende, no Pará. No quadro Alimento é Saúde, conheça os benefícios do gengibre, um poderoso aliado para o alívio de problemas no estômago. Acompanhe também mais um capítulo da radionovela Rosa Luxemburgo, que está em seu sexto episódio. Os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fizeram greve de dez dias contra a perda de direitos trabalhistas e em favor da comunicação pública. A paralisação está suspensa até terça-feira (28), quando uma possível proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) será apresentada em assembléia. No dia em que se completa um ano da morte do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, homenagens ao grande personagem histórico ocorrem em diversos locais, realizadas por movimentos populares. E mais: o colunista Mouzar Benedito defende a possibilidade de votar contra alguns políticos nas próximas eleições. 

No Rio de Janeiro, o programa Brasil de Fato dá continuidade na cobertura sobre a crise no Estado. Na reportagem, servidores da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) e da Universidade do Estado do Rio (UERJ), duas das estruturas públicas mais ameaçadas pelo governo do PMDB, reforçam o porquê os trabalhadores não devem pagar a conta da corrupção. Em entrevista, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Zé Maria, explica como o desmonte da Petrobras tem prejudicado a população. A edição deste sábado traz também uma reportagem sobre os impactos socioambientais sofridos por agricultores familiares do município de Cachoeiras de Macacu, no sul Fluminense, em função das obras de uma barragem na região. No quadro Conexão Campo Cidade, a oportunidade de consumir alimentos livres de veneno e ainda fortalecer a luta pela reforma agrária é apresentada no espaço Terra Crioula, do MST, localizado no coração da cidade. E no quadro Lugares do Rio, tem a história do Museu Memorial Cemitério dos Pretos Novos.

Na capital paulista, a sintonia é a Rádio 9 de Julho (1600 AM), às 12h20, com reprise aos domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM), aos sábados, às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106,7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada a partir das 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado, às 09h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Em Sorocaba, na Rádio Super (87,5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Em Pernambuco, o destaque vai para o Dia da Não Violência contra as Mulheres, com matéria sobre o estupro no Brasil e informações de como identificar as agressões. A jornalista Débora Britto, feminista negra e realizadora audiovisual é a convidada desta edição e fala sobre a participação da mulher negra no cinema. Ainda sobre o mês da Consciência Negra, tem poesia de cordel "Coisa de Preto", da cordelista Daniela Bento. Das notícias da semana, o programa de Pernambuco traz um artigo francês falando sobre o golpe no Brasil e boletim sobre o gesto racista do presidente da EBC, Laerte Rimoli, que postou um meme na página pessoal dele em uma rede social, direcionado à atriz Taís Araújo.  E ainda os comentários de Ricardo Gebrin sobre a Consulta Popular e Aristóteles Cardona sobre a PEC 181. Tem também aniversário da edição zero do jornal Brasil de Fato Pernambuco.

Em Minas Gerais, o programa traz matéria especial sobre o Massacre de Felisburgo, que completa 13 anos em 2017. A tragédia ocorreu em 2004, quando o fazendeiro Adriano Chafik Luedy atacou o acampamento Terra Prometida, do MST, matando 5 trabalhadores. Tem também matéria sobre o lançamento da Frente Nacional Contra a Censura, lançado em Belo Horizonte, na terça-feira (21). No quadro Bafafá, o assunto é a novela "O Outro Lado do Paraíso", da Rede Globo. Os telespectadores têm reclamado das cenas fortes de violência e abuso e a equipe avalia se diminuirá as cenas. Em artigo de João Paulo Cunha, comentários e análises sobre as medidas do golpista Michel Temer e os impactos na vida dos trabalhadores. 

Confira as edições que foram ao ar dia 18 de novembro:

São Paulo:

Rio de Janeiro:

Pernambuco:

Minas Gerais:

Sorocaba: 

Edição: Camila Salmazio