Rádio

Na íntegra: ouça a edição de PE, SP, MG e RJ do Programa Brasil de Fato

A inauguração da loja Armazém do Campo, em Belo Horizonte foi o destaque dos programas de rádio

Brasil de Fato | São Paulo |
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos - Gabi Lucena (BdF)

A inauguração da nova loja Armazém do Campo, em Belo Horizonte foi o destaque dos programas de rádio que foram ao ar neste sábado (25), nos estados de SP, MG, PE, RJ e na cidade de Sorocaba, interior paulista. A loja do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) conta com mais 250 produtos vindos de assentamentos da reforma agrária, de pequenos produtores e de fabricação orgânica e agroecológica, além de ser um espaço alternativo de lazer e cultura popular.

Além disso, os programas abordaram a violência no campo nos estados do Pará e Minas Gerais. E trouxe também reportagem sobre o despejo de 700 famílias que vivem no acampamento Helenira Resende, no Pará, que podem ficar sem ter pra onde ir, nesta próxima segunda-feira (27). Em Minas Gerais o programa trouxe uma matéria especial sobre o Massacre de Felisburgo, que completa 13 anos em 2017. A tragédia ocorreu em 2004, quando o fazendeiro Adriano Chafik Luedy atacou o acampamento Terra Prometida, do MST, assassinando cinco trabalhadores rurais. 

Além disso, as edições deste sábado trouxeram reportagens, colunas e análises sobre as medidas do golpista Michel Temer e os impactos na vida dos trabalhadores. A edição paulistana trouxe a reportagem de Cristiane Sampaio, direto de Brasília sobre as mudanças no novo texto da Reforma da Previdência, apresentado pelo governo golpista de Michel Temer na quarta-feira (22), em um jantar a parlamentares. E ainda sobre os desmontes de Temer, trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fizeram greve de dez dias contra a perda de direitos trabalhistas e em favor da comunicação pública e receberam o apoio do ator Pedro Cardoso que se retirou do programa da TV Brasil Sem Censura em apoio aos grevistas.

Já a edição carioca trouxe a cobertura sobre a crise no estado do Rio de Janeiro. Servidores da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE) e da Universidade do Estado do Rio (UERJ), duas das estruturas públicas mais ameaçadas pelo governo do PMDB, reforçam o porquê os trabalhadores não devem pagar a conta da corrupção.

Em entrevista, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Zé Maria, explica como o desmonte da Petrobras tem prejudicado a população. O programa traz também uma reportagem sobre os impactos socioambientais sofridos por agricultores familiares do município de Cachoeiras de Macacu, no sul Fluminense, em função das obras de uma barragem na região.

O programa de Pernambuco destacou o Dia da Não Violência contra as Mulheres (25), com matéria sobre o estupro no Brasil e informações de como identificar as agressões. A jornalista Débora Britto, feminista negra e realizadora audiovisual é a convidada desta edição e fala sobre a participação da mulher negra no cinema. Ainda sobre o mês da Consciência Negra, tem poesia de cordel "Coisa de Preto", da cordelista Daniela Bento. 

A edição mineira trouxe matéria sobre a Frente Nacional Contra a Censura, lançado em Belo Horizonte, na terça-feira (21). No quadro Bafafá, o assunto é a novela "O Outro Lado do Paraíso", da Rede Globo. Os telespectadores têm reclamado das cenas fortes de violência e abuso e a equipe avalia se diminuirá as cenas.

A sintonia em Minas Gerais é Autêntica FM 106,7, em Recife, a Rádio Clube AM 720, no Rio de Janeiro pela Rádio Fluminense 540 AM e em São Paulo, a Rádio 9 de Julho AM 1600.

Ouça abaixo na íntegra os programas que foram ao ar neste sábado (25):

São Paulo:

 

Rio de Janeiro:

 

Pernambuco:

 

Minas Gerais:

 

 

Edição: Anelize Moreira