#NãoMexaNaAposentadoria

Contra mudanças na aposentadoria, movimentos e entidades realizam atos pelo país

Mobilizações marcam o Dia Nacional de Atos em Defesa da Aposentadoria, realizado nesta terça (5)

Brasil de Fato| São Paulo (SP) |
Ato contra a reforma da Previdência leva 5 mil pessoas para as ruas de Pernambuco|CE
Ato contra a reforma da Previdência leva 5 mil pessoas para as ruas de Pernambuco|CE - FBP

Ponte interditada em São Luiz do Maranhão, panfletagem em São João Del Rei, em Minas Gerais, ocupação da sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na cidade de São Paulo, e ato de rua em Marabá, no Pará. Foram diversos os formatos das atividades que marcaram as mobilizações do Dia Nacional de Atos em Defesa da Aposentadoria, na manhã desta terça-feira (5).

Participaram das atividades movimentos populares, entidades e centrais sindicais agrupados nas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Outros atos também estão marcados para o início da noite.

Nas internet, a hastag #NãoMexanaAposentadoria movimentou as redes sociais em apoio aos atos.

Os atos foram convocados diante da votação, na Câmara dos Deputados, da proposta que visa mudar a legislação que rege as regras da Previdência.

Uma greve geral também estava prevista para o dia de hoje, mas foi adiada. A decisão foi tomada após o anúncio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM do Rio de Janeiro, de suspender a votação da proposta, até então prevista para esta quarta-feira (6).

Mesmo com o adiamento desta semana, Maia declarou que pretende colocar a proposta em votação ainda neste mês de dezembro.

Diante disso, as centrais sindicais decidiram manter previstas mais mobilizações e uma reunião foi convocada para esta sexta (8).

Edição: Simone Freire