Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 09/12/17

Programa ao vivo faz balanço da caravana de Lula pelo ES e RJ, com destaque para defesa da educação pública e soberania

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa destaca também  a resistência contra a reforma da Previdência e a luta no Rio pelos direitos humanos do povo negro e das favelas
Programa destaca também a resistência contra a reforma da Previdência e a luta no Rio pelos direitos humanos do povo negro e das favelas - Arte: Gabi Lucena | Brasil de Fato

O programa desta semana traz o balanço dos cinco dias de caravana do ex- presidente Lula pelo Espírito Santo e Rio de Janeiro e os principais temas discutidos durante a viagem, como o desemprego no estado do Rio e as ameaças à educação pública. As reportagens especiais mostram como o povo carioca recebeu Lula e quais as reflexões feitas durante essa jornada. No estúdio, o convidado desta semana é o dirigente do MST, Mineirinho, que também acompanhou a Caravana e fala sobre os processos de resistência dos trabalhadores contra a reforma Previdência, trabalhista e a luta pela reforma agrária. Na reportagem produzida pela Radioagência Brasil de Fato, as mobilizações da semana contra reforma da Previdência.

A edição traz ainda uma entrevista com o cineasta Fernando Souza, diretor do documentário “Nosso Sagrado”, que vai ser lançado na próxima segunda-feira (11), no Rio. O filme mostra a repressão histórica às religiões de matriz africana no estado do Rio e a mobilização recente das comunidades de terreiro para reaver as peças sagradas cruelmente apreendidas pela polícia desde o início do século XX. 

Os ouvintes vão saber também os resultados da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, que, durante três dias, movimentou o centro da capital fluminense com muita alimentação saudável, debates e apresentações culturais. E ainda, o lançamento da Campanha Caveirão Não, Favelas pela Vida e contra as Operações, exigindo mudanças na política de segurança pública do Rio de Janeiro.

No quadro Momento Agroecológico você confere como é feita a produção de farinha de mandioca. O alimento é tradição na mesa dos paraenses e compõe diversos pratos doces e salgados. 

Esta edição aborda também a condução coercitiva de sete servidores de da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na operação 'Esperança Equilibrista' e a reação dos movimentos sociais e comunidade universitária contra a forma arbitrária como as investigações tem sido conduzidas pela Polícia Federal. A operação provocou o repúdio dos compositores João Bosco e Aldir Blanc, que desautorizaram o uso da música deles, o Bêbado e a Equilibrista, que serviu de inspiração para o nome dado pela operação pela PF. 

O programa vai ao ar aos sábado, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo horário pela Rádio Fluminense 540 AM.

Edição: Redação Rio de Janeiro