Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Sorocaba - 16/12/17

Resistência, organização do povo e aumento do preço do botijão de gás são destaques desta edição

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O programa é transmitido todos os sábados e domingos pela Rádio Super FM
O programa é transmitido todos os sábados e domingos pela Rádio Super FM - Gabi Lucena/BdF

Nesta edição, vamos entender o porquê dos vários aumentos no preço do gás de cozinha esse ano e como a situação tem afetado a vida das pessoas no quadro Fala Aí

Na quinta-feira (14), os militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) encerraram a greve de fome que durou dez dias, em protesto contra a votação da reforma da Previdência. A repórter Cristiane Sampaio traz, direto de Brasília, detalhes dessa ação e a repercussão após o adiamento da votação da medida para fevereiro de 2018. 

A reportagem também traz o despejo das mais de 300 famílias do acampamento Hugo Chavez, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pará, que ocorreu na quinta-feira (13). No comentário do repórter Daniel Giovanaz dessa semana, ele fala sobre o sucateamento das universidades públicas e qual a relação dessa situação com a Operação Lava Jato. 

A edição também conta a história do grupo musical Xicas da Silva, que utiliza o poder do tambor mineiro para falar sobre feminismo. Além disso, tem o oitavo capítulo da radionovela Rosa Luxemburgo. Em meio à guerra, triunfa a Revolução bolchevique na Rússia e Rosa segue na prisão, em consequência de sua atividade antibélica. Ela começa a escrever sobre a Revolução Russa e Franz Mehring defende uma revolução também na Alemanha.

Já no quadro Alimento é Saúde, vamos aprender uma receita deliciosa de peixe ao molho, indicada para quem sobre de insuficiência renal e hepática, doença que atinge os rins e o fígado respectivamente. De acordo com a nutricionista Fernanda Buscarati, o peixe auxilia na limpeza da gordura desses órgãos.

Edição: Anelize Moreira