Podcast

Mousse de iogurte com chia ajuda a equilibrar os exageros das festas de final de ano

Calda de frutas vermelhas compõe a receita que conta com fibras e probióticos

Ouça o áudio:

Mousse de iogurte com chia e calda de frutas vermelhas é dica para as ceias
Mousse de iogurte com chia e calda de frutas vermelhas é dica para as ceias - Pixabay
Calda de frutas vermelhas compõe a receita que conta com fibras e probióticos

As festas de final de ano são praticamente sinônimos de comilança. Pensar em alimentação saudável nessas datas pode parecer impossível diante da mesa farta. Então, que tal aprender a receita de mousse de iogurte com chia e calda de frutas vermelhas, que pode te ajudar a equilibrar os exageros?

A sugestão é da nutricionista Fernanda Buscarati. Ela explica que os ingredientes usados trazem diversos benefícios para a saúde. "A chia é bem interessante porque ela tem os ômegas, que são os fatores anti-inflamatórios. E ela é bem legal por conta da quantidade de fibras que ela proporciona na receita, porque as fibras vão equilibrar colesterol e controlar a absorção de insulina dos exageros anteriores”, destaca. 

Para o preparo, a nutricionista orienta hidratar a chia colocando de seis a oito colheres de sopa dos grãos em duas xícaras de chá de leite desnatado. A mistura deve ficar na geladeira de um dia para o outro, ou por no mínimo oito horas, que é o tempo necessário para adquirir a consistência de mousse.

O leite desnatado também pode ser substituído por uma xícara de leite de coco, como sugere Fernanda. Neste caso, a quantidade de chia diminui para quatro colheres de sopa.

“O leite de coco, por ser um leite vegetal, acaba sendo um pouco mais digestivo, mas em comparação com o leite desnatado ele é um pouco mais calórico”, avalia.

O próximo passo é preparar dois sachês de gelatina incolor e depois bater no liquidificador com a chia hidratada e dois potes de iogurte natural desnatado. Após a mistura ficar homogênea, leve à geladeira até endurecer.

Outra dica da nutricionista é substituir a gelatina incolor por Goma Guar e Psyllium, que são fibras.

“Ao contrário da gelatina em pó incolor, eles vão conferir um pouco mais de nutrientes pra receita né, que é a questão de fibras e de alguns minerais, mas aí é um pouco mais difícil de se achar", comenta.

A receita é finalizada com uma calda de frutas vermelhas que, de acordo com a nutricionista, combatem os radicais livres por conterem antioxidantes na composição nutricional. A calda pode ser preparada com morangos, cerejas, amoras e framboesas, por exemplo. Por serem frutas da época, Fernanda ainda destaca um diferencial: 

"Tem menos agrotóxicos, menos contaminantes, então quanto mais natural, melhor pro nosso organismo e melhor o efeito do antioxidante que ela possui."

Para o preparo da calda, misture as frutas com 2 xícaras de chá de água e 4 colheres de sopa de açúcar, de preferência mascavo ou demerara. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até engrossar. Depois é só esperar esfriar, cobrir o mousse e aproveitar o Natal! 

RECEITA:

Mousse:
- 2 pacotes de pudim de baunilha (substituído por chia)
- 2 xícaras de chá de leite desnatado (ou leite de coco)
- 2 sachês de gelatina incolor
- 2 potes de iogurte natural desnatado

Calda:
- 250 gramas de frutas vermelhas (morango, cereja, amora, framboesa)
- 2 xícaras de chá de água
- 4 colheres de sopa de açúcar (mascavo ou demerara) 
Rende 10 porções.
 

Edição: Camila Salmazio