Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 30/12/17

Última edição de 2017 faz balanço da crise política e social que atingiu as trabalhadoras e trabalhadores fluminenses

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo
Programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo - Gabi Lucena | Bdf

O último programa do ano do Rio de Janeiro faz um balanço de 2017, especialmente em relação a crise política e social do Estado. Nívea Regina da Silva, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é a convidada. Ela comenta o alto índice de desemprego que atingiu duramente os trabalhadores na capital e no interior e a necessidade de intensificar o trabalho de base no ano de 2018 para fortalecer a luta contra os retrocessos.

Esta edição traz também o drama vivido em 2017 pela educação no estado, mas destaca uma conquista dos trabalhadores organizados já no finalzinho do ano: a aprovação da emenda constitucional (PEC) que garante um pagamento mensal do orçamento da União às universidades públicas estaduais.

O deputado estadual do Psol, Flávio Serafini, da comissão de educação da ALERJ, comenta como a medida vai ajudar as três universidades do Estado, que passaram o ano à míngua, a começarem a se reorganizar. Ele fala também sobre o projeto de lei (PL) que impede o fechamento arbitrário das escolas públicas, que deveria ter sido votado neste final de ano, o que não aconteceu devido ao esvaziamento da Assembléia Legislativa.

Uma reportagem relembra as declarações racistas de figuras públicas da mídia e como a nossa comunicação não reflete a diversidade do povo brasileiro.

Os ouvintes vão poder relembrar também de alguns dos melhores momentos do programa, que estreou em novembro na capital fluminense. Esta edição traz ainda a segunda reportagem da série Paraty: povos em resistência, produzida pelo canal internacional Telesul, que conta a luta dos povos tradicionais do município da costa verde fluminense para manter seus territórios e suas culturas.

No quadro Ouvir Estrelas, as características e possibilidades para os taurinos.

O programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo horário, pela rádio Fluminense 540 AM.

 

Edição: Redação RJ