Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição São Paulo - 30/12/17

Os retrocessos na política e a perda de direitos marcaram o ano; movimentos apontam perspectivas para 2018

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A sintonia, em São Paulo, é a Rádio 9 de Julho AM 1600, sábado às 12h20, com reprise aos domingos às 7h
A sintonia, em São Paulo, é a Rádio 9 de Julho AM 1600, sábado às 12h20, com reprise aos domingos às 7h - Gabi Lucena | BdF

Na edição deste sábado (30) - com reprise no domingo (31) - você confere uma retrospectiva do que aconteceu no país em 2017. Relembre os reflexos das medidas adotadas pelo governo golpista de Michel Temer, entre elas a reforma trabalhista, considerada o maior retrocesso dos últimos tempos, e a reforma da Previdência.

Recordamos um ano do golpe contra a democracia, que teve como resposta muita luta dos de movimentos populares contra os desmontes aos direitos, contra o ódio, o racismo e a violência contra as mulheres. Além disso, especialistas apontam as perspectivas da economia para o ano de 2018.

Em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Sorocaba você vai conferir também uma reportagem sobre as principais preocupações da população. João Pedro Stedile, um dos dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), analisa que a "campanha eleitoral de 2018 será uma verdadeira luta de classes". O movimento vai reunir as bases da militância para o Congresso Nacional do Povo, que discutirá o projeto de nação almejado.

Você confere como foi a primeira partida de futebol na inauguração do campo Dr. Sócrates Brasileiro, no último sábado (23), em Guararema, interior de São Paulo. O jogo foi entre amigos de Chico Buarque e Lula, contra os veteranos do MST.

E o programa traz ainda um balanço da operação Lava Jato feito pelo jornalista Daniel Giovanaz, direto de Curitiba, apontando que a operação teve mais derrotas do que vitórias nesse ano. 

Já na coluna de Mouzar Benedito, as expectativas do ano novo  e as previsões para 2018 num causo engraçado.

No quadro "Alimento é Saúde" você conhecerá os benefícios da lentilha, prato bastante consumido na ceia da virada do ano.

E para quem estava esperando ansioso, tem o último e emocionante capítulo da Radionovela Rosa Luxemburgo. No capítulo 10, a Revolução Alemã é violentamente reprimida pelo governo socialdemocrata. Rosa é capturada e assassinada. Seu enterro se torna uma poderosa manifestação. No canal onde seu corpo foi jogado, aparecem flores vermelhas.

A edição vai ao ar todos os sábados, às 12h20 na Rádio 9 de Julho (1600 AM), com reprise aos domingos, às 7h. 

Ouça: 

 

Edição: Camila Salmazio