Estados Unidos

Atrizes lançam campanha contra assédio sexual nos EUA

Chamada Time’s Up (Chegou a Hora, em português), iniciativa conta com o apoio de importantes nomes de Hollywood

Radioagência Nacional |

Ouça o áudio:

Mulheres fazem caminhada em solidariedade às manifestações feministas na América Latina, que tem países com alta taxa de feminicídio
Mulheres fazem caminhada em solidariedade às manifestações feministas na América Latina, que tem países com alta taxa de feminicídio - Fernando Frazão/Agência Brasil

A campanha, chamada Time’s Up, ou seja, chegou a hora, conta com o apoio de centenas de atrizes famosas de Hollywood, entre elas, Meryl Streep, Reese Whiterspoon e Natalie Portman.

O objetivo é arrecadar quinze milhões de dólares para financiar apoio legal para homens e mulheres vítimas de assédio sexual no ambiente de trabalho.

Segundo a campanha, uma em cada três mulheres entre 18 e 34 anos já sofreu assédio sexual nos Estados Unidos, e mais de 70% delas não relataram o ocorrido.

O crowdfunding, como se chamam campanhas coletivas para juntar dinheiro na internet, vem após uma série de escândalos sexuais que estouraram no ano passado envolvendo grandes nomes da indústria do cinema, entre eles o produtor Harvey Weinstein, acusado por mais de cinquenta mulheres de assédio.

O ator Kevin Spacey, acusado por um colega de ter tentado seduzi-lo quando tinha catorze anos e, também, segundo a rede de  TV CNN, por ao menos outros oito integrantes da equipe da série House of Cards.

O comediante Louis C.K, acusado de pedir para realizar atos sexuais na frente de mulheres que trabalhavam na produção de seus shows. E o ator Dustin Hofman, acusado de ter assediado uma adolescente em um set de filmagem nos anos oitenta.

O escândalo alcançou outras esferas da sociedade norte-americana, incluindo o Congresso dos Estados Unidos e levou o senador democrata Al Franken a renunciar ao seu mandato depois de ter sido acusado por diversas mulheres de tê-las tocado e beijado sem o seu consentimento.

Edição: Agência Brasil