Rádio

Programa Brasil de Fato traz perspectivas da organização popular para 2018

Edições vão ao ar aos sábados e domingos em rádios de SP, MG, PR, PE e RJ

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos
Edições vão ao ar no sábado, com reprise aos domingos - Gabi Lucena/BdF

O primeiro Programa Brasil de Fato de 2018 destaca as mobilizações do primeiro semestre deste ano. A Frente Brasil Popular vai organizar o Congresso do Povo Brasileiro com a ideia de propor um projeto de nação que possa, entre outros objetivos, influenciar nestas eleições. As atividades em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, também estão na pauta desta edição. Lula será julgado em segunda instância no processo do triplex. 

Para falar sobre as perspectivas para 2018, o Programa Brasil de Fato Pernambuco entrevista Paulo Mansan, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na primeira parte da entrevista, Mansan faz análises sobre os acontecimentos de 2017 no Brasil e em Pernambuco. Na segunda parte, ele fala sobre as consequências do processo golpista na vida da população. Para fechar a prosa, Mansan apresenta as propostas de mobilizações populares para este ano. 

As expectativas para 2018 também estão na primeira coluna do ano de Mouzar Benedito. Esta edição traz ainda as informações sobre o menor reajuste do salário mínimo dos últimos 24 anos. O comentário da correspondente do Brasil de Fato em Brasília Cristiane Sampaio lembra que o golpista Michel Temer poderia ter dado um aumento maior se quisesse. O programa vai trazer também uma reportagem especial em homenagem ao cartunista Henfil. No dia 4 de janeiro, a morte dele completou 30 anos. 

No Programa Brasil de Fato Rio de Janeiro tem matéria sobre material escolar. A equipe de reportagem conversou com o professor da Universidade de São Paulo (USP) José Marcelino Pinto sobre o que é obrigação do Poder Público garantir aos estudantes. Mas ainda é mês de férias e esta edição vai trazer também dicas para a programação com as crianças. No quadro Repórter SUS, o ouvinte vai saber quais foram as resoluções da Conferência Nacional de Saúde da Mulher. E tem a terceira reportagem da série especial “Paraty: povos em resistência” produzida pelo canal internacional Telesur. 

Sintonize

Em São Paulo, a sintonia é a Rádio 9 de Julho (1600 AM), às 12h20, com reprise aos domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106,7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada a partir das 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado, às 9h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

Em Sorocaba, na Rádio Super (87,5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Os paranaenses ouvem o programa aos sábados na Rádio Princesa 87,9 FM, às 10h. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Ouça os programas que foram ao ar no dia 30 de dezembro:

São Paulo

São Paulo - Sorocaba

Pernambuco

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Paraná

 

 

Edição: Camila Maciel