Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 06/01/18

Primeira edição do ano traz perspectivas da organização popular para 2018

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao ar na Rádio Fluminense 540 AM todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo horário
Programa vai ao ar na Rádio Fluminense 540 AM todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo horário - Gabi Lucena/BdF

As mobilizações do primeiro semestre deste ano estão entre os destaques do primeiro Programa Brasil de Fato de 2018. João Pedro Stedile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), faz um chamado para o Congresso do Povo Brasileiro, que será organizado pela Frente Brasil Popular. A proposta é discutir com o povo e para o povo um projeto de nação para o Brasil que possa, entre outros objetivos, influenciar estas eleições.

Esta edição traz também as atividades em defesa da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro no processo do triplex. 

O quadro Mosaico Cultural deste fim de semana homenageia o cartunista, jornalista e escritor mineiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. A morte dele completou 30 anos no último dia 4. Tem ainda o quadro Momento Agroecológico com os conhecimentos ancestrais dos povos da floresta amazônica. O ouvinte vai conhecer os benefícios da andiroba e a importância dessa árvores para a cultura popular da região.

Direto de Belo Horizonte, tem reportagem de Amélia Gomes sobre a criação da Pastoral da Diversidade Sexual. A ideia é que os fiéis católicos possam viver a fé sem preconceitos. A iniciativa, que surgiu em 2016, já inspira projetos em outras cidades do país.

Tem também reportagem sobre material escolar. A equipe de jornalismo conversou com o professor da Universidade de São Paulo (USP) José Marcelino Pinto sobre o que é obrigação do Poder Público garantir aos estudantes. Mas ainda é mês de férias e esta edição vai trazer também dicas para a programação com as crianças. No quadro Repórter SUS, o ouvinte vai saber quais foram as resoluções da Conferência Nacional de Saúde da Mulher. E tem a terceira reportagem da série especial “Paraty: povos em resistência” produzida pelo canal internacional Telesur. 

Sintonize

No Rio de Janeiro, a sintonia é a Rádio Fluminense 540 AM todos os sábados às 9 horas, com reprise aos domingos no mesmo horário.

O Programa Brasil de Fato tem edição em outros quatro estados. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106,7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada a partir das 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. Os paranaenses ouvem o programa aos sábados na Rádio Princesa 87,9 FM, às 10h. Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o programa vai ao ar na Rádio Super (87,5 FM) sempre aos sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na capital paulista, a sintonia é a Rádio 9 de Julho AM 1600 de São Paulo. A partir da próxima semana, um novo programa estreia na Rádio Imprensa FM 102,5, às 12h, com uma hora de duração e reprise aos domingos.

Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Edição: Camila Maciel