Podcast

Como controlar os gastos pessoais?

Economista orienta a melhor maneira de organizar as finanças mensalmente

Ouça o áudio:

Fazer planilhas e cálculos é a melhor maneira de controlar os gastos em casa
Fazer planilhas e cálculos é a melhor maneira de controlar os gastos em casa - Pixabay
Economista orienta a melhor maneira de organizar as finanças mensalmente

Gastar mais do que se deve pode prejudicar muito a vida financeira das pessoas. Com o aumento dos preços no mercado e, consequentemente do custo de vida nas cidades, o que já era complicado, para muita gente ficou ainda pior. As incertezas do futuro, reforçadas com as reformas trabalhistas e da Previdência do governo golpista de Michel Temer (MDB), influenciam diretamente no orçamento e finanças dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Diante desse quadro político e econômico, a ouvinte da semana quer saber qual a melhor forma de se organizar financeiramente e quem responde é a economista Gabriela Chaves.

"Meu nome é Tainara Lima, tenho 18 anos e to desempregada. Minha pergunta é como controlar os gastos, como controlar o meu dinheiro?".

"Boa tarde Tainara, meu nome é Gabriela Chaves, eu sou economista, formada pela PUC - SP. Bom, a questão de controle do dinheiro acaba sendo um problema para todas as trabalhadoras né, mas o conselho que eu te dou é que você tenha planilhas, faça um controle, um registro dos seus gastos e, sobretudo, não conte com o acaso como a principal saída. Muitas pessoas acreditam que a poupança significa o que sobra no fim do mês, mas sobrar é um acaso e muito improvável na conjuntura econômica que a gente vive. Então, a poupança é planejamento, ela é cálculo. Você precisa fazer um cálculo de quais são suas despesas fixas, quais são suas despesas variáveis, para, à partir disso, ter uma visibilidade melhor do que pode ser cortado, do que pode ser reduzido, do que é gasto essencial. A partir disso, você ter um controle de como gastar melhor seu dinheiro e como poupar melhor, como conseguir chegar num valor de poupança melhor".

Edição: Camila Salmazio