Rádio

Mobilizações em apoio ao ex-presidente Lula são destaque nas edições dos programas

Em São Paulo, o programa está de casa nova; a sintonia é a Rádio Imprensa todos os sábados e domingos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Programa vai ao ar aos sábados, com reprise aos domingos em alguns estados
Programa vai ao ar aos sábados, com reprise aos domingos em alguns estados - Gabi Lucena | Bdf

O destaque das edições do Programa Brasil de Fato nas rádios de SP, MG, RJ, PR, PE e na cidade de Sorocaba é a agenda de mobilizações em defesa do ex-presidente Lula, que será julgado no dia 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS).

Tem novidade na capital paulista! O Programa Brasil de Fato está de casa nova e agora você ouve as edições pela rádio Imprensa 102.5 FM. Neste sábado (13), o programa traz o alerta para os casos de febre amarela. A reportagem de Julia Dolce mostra que 24,4 milhões de pessoas devem ser vacinadas nos próximos meses em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, locais com casos confirmados. Além disso, a matéria destaca o controle da doença através da campanha de vacinação promovida pelo Ministério da Saúde.

O ano mal começou e o trabalhador paulistano já foi surpreendido pelo aumento da passagem de ônibus, que agora custa R$4,00 na capital. O Brasil de Fato foi às ruas para saber como o aumento da tarifa afeta a vida das pessoas. Tem também matéria sobre a biometria nas eleições, que será aplicada pela primeira vez este ano nas urnas; confira as regras e prazos no programa desta edição!

O quadro Alimento é Saúde está em clima de verão e traz um alimento que além de fazer bem para o organismo, ainda te ajuda a pegar aquele bronzeado: a cenoura. Isso porque os nutrientes presentes no vegetal ajuda a firmar a cor na pele. O nosso colunista Mouzar Benedito lembra a história do Zeca, o maior mentiroso da cidade dele.

A edição do programa Brasil de Fato do Rio de Janeiro destaca a organização dos movimentos sociais para participar das mobilizações em defesa de um julgamento justo para o ex presidente Lula. No quadro Repórter SUS, a especialista em orçamento público Grazielle David, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), explica quais recursos estão previstos para a saúde pública neste ano e a importância de a população ficar atenta à aplicação do orçamento aprovado, já que em anos anteriores os governos não cumpriram o planejado.

A edição também traz uma reportagem sobre o Cinematerna, projeto voltado à mães com bebês de até um ano e meio, que oferece sessões de cinema diferenciadas e especiais para esse público. O ouvinte também confere mais uma reportagem da série “Paraty: povos em resistência”, produzida pelo canal internacional Telesul. Nesta edição, o tema é a história do Quilombo do Campinho, fundado por três mulheres. 

Tem também o quadro Dicas Mastigadas, trazendo uma receita de guacamole que tem como principal ingrediente o abacate. E ainda, no quadro Ouvir Estrelas, as previsões para o ano de 2018 com a astróloga Ana Lúcia Vaz.

Em Sorocaba e no Paraná, a edição deste sábado traz o início das mobilizações de apoio ao ex-presidente Lula com a campanha “Cadê a prova?”, encabeçada por movimentos e entidades sindicais. No quadro Momento Agroecológico, confira matéria sobre a horta comunitária no centro da capital do Espírito Santo.

Você vai ouvir nesta edição Novos Baianos, Zeca Pagodinho e Caetano Veloso. E por falar em cultura, o repórter José Eduardo Bernardes entrevistou a cantora mineira Andreia Roseno. O resultado você confere no Mosaico Cultural.

A sintonia do programa em São Paulo é na Rádio Imprensa (102.5 FM) aos sábados e domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106.7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada às 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado às 09h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

Em Sorocaba, na Rádio Super (87.5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. No Paraná, você ouve aos sábados na Rádio Pioneira (91.3 FM) às 7h; na Rádio Princesa (87.9 FM) às 10h e na Rádio Anawin (106.3 FM) às 11h. A Rádio Princesa (87.9 FM) reprisa o programa aos domingos às 9h. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Na edição pernambucana, o programa traz entrevista com a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues. Ela fala sobre a defesa dos bancos públicos, as conseqüências das privatizações e os problemas relacionados a segurança nas agências bancárias.

Ainda na reportagem, tem cobertura sobre a tentativa de aumento na tarifa do ônibus na Região Metropolitana do Recife e boletim que mostra como está sendo a formação com estudantes da área de saúde, o Ver-SUS, que ocorre na Região do Vale do São Francisco desde o último dia 6 de janeiro.
Outro boletim desta edição traz informações sobre as atividades da cidade na semana a favor de Lula, que será julgado ainda este mês.

Em Minas Gerais, tem matéria sobre investigação envolvendo o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PHS. Ele é acusado de cometer irregularidades na prestação de contas da campanha de 2016. A chapa de Kalil está sendo investigada junto ao prefeito da capital mineira, Paulo Lamac, do Partido Rede, que também é acusado de envolvimento no caso.

Com a aproximação do carnaval, Belo Horizonte tem ficado famosa por conta do Concurso de Marchinhas que este ano traz a canção “Bolsomico” como destaque. A marchinha é de autoria da Orquestra Royal, que critica o político Bolsonaro e suas ideias conservadoras e fascistas.

Tem também sessão nova no programa sobre as pesquisas da Comissão da Verdade. A matéria de estreia toca na questão dos indígenas durante o período de ditadura no estado de Minas Gerais. Na região do Vale do Rio Doce havia um reformatório, conhecido como Krenak, onde muitos índios foram aprisionados e sofreram torturas durante o período de repressão no Brasil.

Outra estreia no programa de Minas é a coluna "Comsciencia", que vai ser veiculada quinzenalmente trazendo assuntos relacionados a ciência, com o professor de biologia Renan Santos. E para finalizar, a já conhecida coluna do João Paulo Cunha, falando sobre o julgamento do Lula como mais uma etapa  do golpe em curso no Brasil.

Confira as edições :

São Paulo

Sorocaba

Pernambuco

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Edição: Camila Salmazio