Tecnologia

Você sabe o que é Software Livre?

Conheça a importância deste tipo de programas construídos de forma colaborativa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O pinguim "Tux" é a mascote do sistema operativo Linux
O pinguim "Tux" é a mascote do sistema operativo Linux - Divulgação

O software é o nome dado aos programas de computador, celular, tablets...
Esses programas são um conjunto de instruções dadas para esses dispositivos. Muitos deles possuem limitações e só podem ser modificados por seus proprietários. Mas quando qualquer pessoa pode alterar, copiar e distribui-lo gratuitamente, dizemos que é um software livre.

Mas quem faz e distribui esse tipo de programas? Existem muitas pessoas que trabalham de maneira voluntária para poder criá-los, beneficiando a todos que queiram ter acesso. O processo é realizado de forma transparente, e todos podem ver os códigos que compõem o programa. Isso, por exemplo, o torna mais seguro para nós, pois sabemos exatamente o que os aplicativos irão fazer com os dados pessoais que inserimos neles.

Alguns exemplos de Software Livre são o sistema operacional Linux, o navegador de internet Firefox e o aplicativo de mensagens Telegram. Diversas ferramentas disponíveis no mundo digital contam com a contribuição de Software Livres.

Também existem programas para editar fotos, vídeos, música, para escrever textos, entre muitos outros. 

E você, já utiliza algum Software Livre? São todos de graça e podem ser uma ótima alternativa aos programas que você utiliza hoje.

Edição: Mauro Ramos