Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 20/01/18

Edição destaca a resistência da Casa do Jongo e as mobiizações em defesa da democracia no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao ar todos os sábados pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário.
Programa vai ao ar todos os sábados pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário. - Gabi Lucena | BdF

A edição do programa no Rio de Janeiro destaca a mobilização para que a Casa do Jongo, um espaço dedicado a preservação e transmissão dos ensinamentos da cultura dos quilombos, seja reaberta. A casa, localizada dentro da comunidade do Campinho, em Madureira, na zona norte do Rio, está fechada por falta de apoio do poder público.

Continua após publicidade

A edição destaca também a articulação para pressionar por um julgamento justo para o ex presidente Lula, com uma reportagem sobre como foi o ato dos artistas em defesa da democracia, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio, no último dia 16.

O programa discute também a mobilidade urbana, com uma reportagem sobre as dificuldades dos ciclistas em garantir a integração dos transportes. E com a proximidade do carnaval, uma matéria sobre como um coletivo de mulheres tem desenvolvido uma campanha de tatuagens temporárias para conscientizar sobre o assédio: a campanha Não é Não.

No quadro Conexão Campo Cidade, a programação de férias do espaço Raízes do Brasil, coordenado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no bairro de Santa Teresa.

Continua após publicidade

E, ainda, a história de Vito Giannotti, fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação, no Rio. Vito que também era membro do conselho do Brasil de Fato, dedicou a vida a lutar pela organização dos trabalhadores e pela democratização da comunicação. Ele completaria 75 anos neste mês de janeiro.

O programa vai ao ar todos os sábados, pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Edição: Redação RJ