Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 20/01/18

Edição destaca a resistência da Casa do Jongo e as mobiizações em defesa da democracia no Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ)

,

Ouça a matéria:

Programa vai ao ar todos os sábados pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário. / Gabi Lucena | BdF

A edição do programa no Rio de Janeiro destaca a mobilização para que a Casa do Jongo, um espaço dedicado a preservação e transmissão dos ensinamentos da cultura dos quilombos, seja reaberta. A casa, localizada dentro da comunidade do Campinho, em Madureira, na zona norte do Rio, está fechada por falta de apoio do poder público.

A edição destaca também a articulação para pressionar por um julgamento justo para o ex presidente Lula, com uma reportagem sobre como foi o ato dos artistas em defesa da democracia, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio, no último dia 16.

O programa discute também a mobilidade urbana, com uma reportagem sobre as dificuldades dos ciclistas em garantir a integração dos transportes. E com a proximidade do carnaval, uma matéria sobre como um coletivo de mulheres tem desenvolvido uma campanha de tatuagens temporárias para conscientizar sobre o assédio: a campanha Não é Não.

No quadro Conexão Campo Cidade, a programação de férias do espaço Raízes do Brasil, coordenado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no bairro de Santa Teresa.

E, ainda, a história de Vito Giannotti, fundador do Núcleo Piratininga de Comunicação, no Rio. Vito que também era membro do conselho do Brasil de Fato, dedicou a vida a lutar pela organização dos trabalhadores e pela democratização da comunicação. Ele completaria 75 anos neste mês de janeiro.

O programa vai ao ar todos os sábados, pela Rádio Fluminense 540 AM, com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Edição: Redação RJ