Lava Jato

Cidades do Paraná realizam vigílias em apoio a Lula na noite desta terça-feira (23)

As ações vão acontecer em Curitiba, Londrina e Guarapuava. Em outros municípios criaram Comitês pela Democracia

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Em Curitiba, as ações serão na noite de terça e na manhã de quarta-feira, na Praça Santos Andrade, Centro da capital
Em Curitiba, as ações serão na noite de terça e na manhã de quarta-feira, na Praça Santos Andrade, Centro da capital - Renata Peterlini

O julgamento do recurso do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) na próxima quarta-feira (24), em Porto Alegre, está mobilizando movimentos populares por todo o país. No Paraná, a Frente Brasil Popular e a Frente Resistência Democrática organizaram vigílias em Curitiba, Londrina e Guarapuava.

Na capital acontece amanhã (23) a Vigília pela Democracia, com início às 19h na Praça Santos Andrade, no centro da cidade. O evento irá reunir artistas, representantes de diferentes religiões e juristas que denunciam o caráter arbitrário do julgamento. A concentração será a partir das 18h e a previsão é que o evento siga até às 22h. Na quarta-feira (24), a vigília reinicia às 7h30, no mesmo local. De acordo com a organização, serão passadas mais informações sobre os atos de quarta-feira diretamente para quem estiver na praça na noite anterior.

Em Londrina, segundo município mais populoso do estado, a vigília acontece na terça-feira (23), a partir das 20h, em frente ao Fórum, no Centro Cívico. Na mesma noite, em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, manifestantes se reúnem em frente à Justiça Federal a partir das 19h30, e também na manhã seguinte, a partir das 9h.

Tereza Lemos, da coordenação da Frente Brasil Popular, informa que além das vigílias, diversas outras mobilizações estão acontecendo em todo o estado. “Nós estamos chamando militantes e trabalhadores para participar dos atos, porque entendemos que defender o ex-presidente Lula, neste momento, é defender a democracia e o direito dos brasileiros”, comenta.

Municípios do interior lançam Comitês em Defesa da Democracia

Ao longos dos últimos dias foram criados diversos Comitês em Defesa da Democracia e pelo Direito de Lula ser Candidato. Hoje (22), acontece o lançamento do Comitê dos Campos Gerais, no município de Ponta Grossa. Em Cascavel, no oeste paranaense, o comitê foi lançado na última sexta-feira (19). No mesmo dia, outro comitê foi inaugurado em Palmas, a 370 quilômetros da capital Curitiba. No sábado (20), houve lançamento dos comitês em Londrina e também em Sarandi.

Na capital foram lançados novos Comitês: sábado (20) foi inaugurado o Comitê Popular no bairro do Boqueirão e na sexta-feira (19) o Comitê Sindical, que aconteceu em conjunto com o lançamento do movimento "Eleição sem Lula é fraude” das centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical e Nova Central.

Para os próximos dias estão previstas, além das vigílias em Curitiba, Guarapuava e Londrina, panfletagens nas ruas de Cascavel e de Campo Mourão.

Mais de 2 mil paranaenses vão até Porto Alegre

Cerca de 2300 paranaenses estarão em Porto Alegre na próxima quarta-feira (24) para acompanhar de perto a sentença do TRF4, de acordo com informações do Partido dos Trabalhadores (PT). Foram 43 ônibus organizados por sindicatos, movimentos populares e partidos políticos, além de diversos militantes que viajaram de forma independente e que compõem as Caravanas em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato.

A primeira caravana do Paraná partiu no sábado (20), logo após o lançamento do Comitê das Juventudes em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato, que contou com a presença da senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

Na manhã de hoje (22), foi a vez da caravana formada por mulheres embarcar entoando palavras de ordem como “democracia atacada, mulheres mobilizadas”. Entre hoje e amanhã estão previstas saídas de ônibus de Foz do Iguaçu, Bituruna, Irati, Cascavel, Querência do Norte, Maringá, Litoral, Ponta Grossa, Curitiba, Apucarana, Londrina, Campo Mourão e Toledo.

Confira o calendário de mobilizações: 

CASCAVEL:

22,23 e 24 - Panfletagem

PONTA GROSSA:

22/01 – 17h – Lançamento Comitê dos Campos Gerais e saída da caravana

CURITIBA:

23/01 - 18h às 22h - Vigília pela Democracia na Praça Santos Andrade

24/01 - 7h30 – Continuação da Vigília na Praça Santos Andrade

GUARAPUAVA:

23/01 –19h30 – Vigília pela Democracia em frente à Justiça Federal

24/01 – 9h – Continuação da Vigília em frente à Justiça Federal

CAMPO MOURÃO:

24/01 – Panfletagem pela manhã

Edição: Ednubia Ghisi