Rádio

Programa Brasil de Fato repercute sentença do ex-presidente Lula

Aniversário de 15 anos do BdF também está na pauta dos programas de rádio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Edições vão ao ar em rádios de seis estados brasileiros
Edições vão ao ar em rádios de seis estados brasileiros - Brasil de Fato

O Programa Brasil de Fato deste fim de semana traz análises sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. O ouvinte relembra os principais fatos da semana sobre o julgamento e as manifestações em solidariedade a Lula em diversas partes do país. As edições vão ao ar em rádios de cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná. Tem também reportagem de comemoração dos 15 anos do Brasil de Fato.

Os ouvintes do Rio de Janeiro conferem o programa na Rádio Fluminense 540 AM de Niterói às 9h de sábado com reprise aos domingos no mesmo horário. Um dos destaques desta edição é o especial “Fama 2018 - Impactos da Mineração” produzida pela Agência Informativa Pulsar Brasil. Esta é a primeira reportagem sobre o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) que ocorre em março, na capital federal. O tema é o respeito à água como um direito elementar.

Ainda dos estúdios fluminenses, tem reportagem sobre o Museu da Maré, um importante espaço que resgata a memória dos moradores de uma das maiores favelas do Rio. E como o carnaval se aproxima, a equipe do Brasil de Fato fez uma entrevista com o cantor e pesquisador Lucio Sanfilippo sobre a trajetória dele na música popular brasileira e também sobre os casos de perseguição da cultura de matriz africana no estado.

Na capital pernambucana, o programa será ao vivo pela Rádio Clube 720 AM de Recife às 7h de sábado com reprise no domingo no mesmo horário. O advogado Ricardo Estevão analisa a sentença que condenou o ex-presidente Lula pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Tem também entrevista com Marília Arraes, do PT, sobre a cena política de Pernambuco.

A edição vai abordar ainda os números da Previdência Social divulgados pelo governo golpista de Michel Temer e o aumento repentino do preço da gasolina na região metropolitana do Recife.

O programa na Rádio Autêntica 106,7 FM de Belo Horizonte traz entrevista com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Abreu Gomes (Pedralva). Ele fala sobre problemas e desafios do próximo período para a saúde na cidade. Tem reportagem sobre o Córrego da Onça, o último ribeirão aberto de Belo Horizonte que pode ser canalizado. A prefeitura anunciou a obra afirmando que a construção vai ajudar a combater as enchentes. Ambientalistas criticam a medida e dizem que o melhor seria revitalizar o rio.

Já em clima de carnaval, o programa mineiro traz dicas sobre a folia no estado. O ouvinte vai conhecer o Bloco Esperando o Metrô que estreia neste ano no Barreiro, região metropolitana. Há 30 anos eles esperam a construção de um metrô que ligue o distrito ao centro da capital. A coluna de ciências aborda sobre divergências entre cientistas. No quadro Amiga da Saúde, a enfermeira Sofia Barbosa fala sobre dietas milagrosas.

A edição de São Paulo vai ao ar na Rádio Imprensa 102,5 FM da capital e na Rádio Super 87,5 FM em Sorocaba. Os ouvintes conferem entrevista com Thiago Silva, da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, sobre o aumento do número de casos de febre amarela no estado. No quadro Alimento é Saúde, tem dicas para cuidar melhor do pulmão. E tem a série sobre carnaval que vai trazer o clima da festa na capital mineira.

Os ouvintes da Rádio Princesa 87,9 FM de Ponta Grossa conferem o programa feito nos estúdios da capital paulista com uma edição especial para os paranaenses.

Ouça as edições que foram ao ar no sábado (20):

São Paulo (Rádio Imprensa 102,5 FM)

Sorocaba (Rádio Super 87,5 FM)

Minas Gerais (Rádio Autêntica 106,7 FM)

 

Pernambuco (Rádio Clube 720 AM)

Rio de Janeiro (Rádio Fluminense 540 AM)

Edição: Camila Maciel