Rádio

Programa Brasil de Fato destaca consequências da condenação do ex-presidente Lula

Carnaval e aniversário de 15 anos do Brasil de Fato são outros temas abordados nos programas de sábado (21)

São Paulo |
Semanalmente, o programa pode ser sintonizado em seis rádios espalhadas por 5 estados
Semanalmente, o programa pode ser sintonizado em seis rádios espalhadas por 5 estados - Brasil de Fato

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, é destaque da edição deste fim de semana dos Programas Brasil de Fato em São Paulo, Sorocaba, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Ponta Grossa. O ouvinte relembra os principais fatos da semana sobre o julgamento e as manifestações em solidariedade a Lula em diversas partes do país.

Confira os demais destaques de cada edição e ouça o programa Brasil de Fato que mais lhe agradar!

Rio de Janeiro - RJ
Rádio Fluminense 540 AM, sábados às 9h, com reprise aos domingos no mesmo horário 

A edição deste sábado do programa Brasil de Fato no Rio de Janeiro traz a primeira reportagem da série Especial FAMA 2018 – Impactos da Mineração, que fala da água como direito elementar à vida. 

Relembra como foi a ocupação da Rede Globo em defesa do ex-presidente Lula esta semana e traz duas entrevistas com artistas que falam sobre o carnaval: a cantora e compositora Aline Calixto e o cantor e pesquisador Lucio Sanfilippo. E o Museu da Maré fica como dica cultural por ser um espaço que resgata a memória dos moradores e moradoras de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. 

Aprenda também a fazer bobó de lula. A receita deste prato está no quadro Dicas Mastigadas.  

 

Recife - PE
Rádio Clube (720 AM) aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário

A edição do Brasil de Fato Pernambuco bate um papo com a pré candidata ao governo estadual e vereadora do Recife, Marília Arraes (PT) sobre o cenário das eleições 2018 em Pernambuco. E ouve as opiniões dos ouvintes sobre o tema. 

Nas notícias da semana, destaque para as movimentações em pró da candidatura de Lula: tudo que aconteceu em Recife e no interior do estado antes, durante e depois do julgamento. Trata do aumento excessivo do preço da gasolina na Região Metropolitana do Recife. Trouxe o aniversário dos 34 anos do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos 15 anos Brasil de Fato. 
Ainda resgata alguns números da desiguladade social no país, resultado do estudo Wolrd Inequality Report. Denuncia que o governo ilegítimo de Michel Temer aproveitou que as atenções estavam para o julgamento e massificou as propagandas, apelando para as perdas na aposentadoria. 

 

 

São Paulo e Sorocaba - SP
Rádio Imprensa 102.5 FM aos sábados e domingos às 7h (São Paulo) e Rádio Super (87.5 FM), aos sábados às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário (Sorocaba).


Os programas de São Paulo e Sorocaba destacam os 15 anos do Brasil de Fato, que foi lançado como uma edição impressa nacional em 2003 no Fórum Social Mundial.

Os ouvintes conferem ainda entrevista com Thiago Silva, da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, sobre o aumento do número de casos de febre amarela no estado. No quadro Alimento é Saúde, tem dicas para cuidar melhor do pulmão. E tem a série sobre carnaval que vai trazer o clima da festa na capital mineira. A coluna do escritor Mouzar Benedito vai falar sobre palavras que tem um uso muito particular em determinadas cidades do país.



Belo Horizonte - MG
Rádio Autêntica (106.7 FM), em Belo Horizonte, aos sábados às 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h

A saúde é o principal problema da cidade para 55% da população belo-horizontina, segundo pesquisa do Ibope divulgada em 2016. A preocupação fica à frente de temas como a segurança e a educação. Entretanto, o que se vê é a retirada de recursos da saúde pelo governo golpista de Michel Temer. Já o executivo municipal, passou a priorizar a área, mas adotou um modelo que privilegia parcerias e convênios com o setor privado. Essa é a avaliação do médico Bruno Pedralva, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, entrevistado do programa Brasil de Fato.

Em contagem regressiva para o carnaval, a região do Barreiro, em BH, entra na folia e passa a receber os famosos bloquinhos de rua. Marca registrada do carnaval mineiro, a indignação política é sempre a atração principal dos mais de 300 blocos da capital.
Essas e outras notícias, você confere na edição mineira do Programa Brasil de Fato.  
 


Ponta Grossa – PR
Rádio Princesa (87.9 FM) às 10h


O programa paranaense do Brasil de Fato destaca a reportagem especial que comemora os 15 anos do Brasil de Fato, que foi lançado como uma edição impressa nacional em 2003 no Fórum Social Mundial.

No quadro Alimento é Saúde, tem dicas para cuidar melhor do pulmão. E tem a série sobre carnaval que vai trazer o clima da festa na capital mineira. A coluna do escritor Mouzar Benedito vai falar sobre palavras que tem um uso muito particular em determinadas cidades do país.


 

Edição: Daniela Stefano