RÁDIO

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 03/02/18

O Congresso do Povo esteve em pauta na conversa com Diva Braga, da Frente Brasil Popular de Pernambuco

Brasil de Fato Pernambuco | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Tem ainda denúncia sobre violência no campo e anúncio sobre resistencia do Maracatu Nação Mulambo
Tem ainda denúncia sobre violência no campo e anúncio sobre resistencia do Maracatu Nação Mulambo - Brasil de Fato

O Congresso do Povo é o tema em destaque na conversa com Diva Braga, coordenadora da Frente Brasil Popular em Pernambuco. Na entrevista, Diva explica a organização, objetivos e importância do processo que pretende sistematizar um projeto política de base popular para o Brasil. O bate-papo traz ainda um resgate das preparações do Congresso, e as projeções que podem ser feitas neste ano eleitoral.

No quadro Cultura em Foco, conversamos com a repórter Rani de Mendonça sobre sugestões e agenda de blocos carnavalescos de Olinda e do Recife. Os destaques são o "Bloco Sem Terra" e o "Eu acho é pouco". Ainda sobre festa e cultura, o programa apresenta a história do Nação Mulambo, um grupo de maracatu que trabalha com crianças e adolescentes no bairro de Peixinhos, em Olinda. O grupo atua com o objetivo de tentar intervir na realidade da violência e do tráfico de drogas na comunidade. No projeto, é trabalhada a cultura afro-brasileira e os ritmos regionais – samba, coco, maracatu, ciranda, afoxé – com letras do próprio grupo.

Nos destaques da semana denunciamos a violência no campo retratando dois fatos lamentáveis. De Salavdor (BA), a repórter Jamile Araújo trouxe detalhes sobre o assassinato do dirigente do MST, Márcio Matos, no Assentamento de Boa Sorte, na Bahia. A tema da violência no campo aparece também em boletim sobre um despejo ilegal que aconteceu na terça-feira (30). Mesmo com a ordem judicial suspensa, a Polícia Militar do Estado de Pernambuco, juntamente de pistoleiros armados, despejaram famílias da Fazenda Jabuticaba, no Município de São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano.

Outros destaques da semana são os dados apresentados que revelam a violência sofrida por pessoas trans e transsexuais, o centenário das "Sufragistas Britâncias", além da participação da jornalista Janaína Lima, falando sobre o lançamento do Brasil de Fato Potiguar, que ocorre próxima terça-feira (6).

 

Edição: Daniel Lamir