Retrocessos

Contra reforma da Previdência, entidades realizam protesto em Brasília nesta terça

Ato ocorre na Câmara dos Deputados, no plenário 2, a partir das 14 horas

Brasil de Fato| São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Manifestantes protestam contra a reforma da Previdência e reforma trabalhista, em Brasília, em março
Manifestantes protestam contra a reforma da Previdência e reforma trabalhista, em Brasília, em março - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Líderes dos partidos de oposição na Câmara e no Senado organizam, juntamente com entidades da sociedade civil, um ato na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (6), contra a reforma da Previdência.

O ato será realizado no plenário 2, a partir das 14h. Sindicatos, federações, associações, centrais e movimentos populares devem levar representantes para o protesto. Também estão previstas atividades em diversas regiões do país para pressionar os deputados a votarem contra a medida.

As mobilizações contra a reforma da Previdência devem se intensificar a partir desta semana, já que novas mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16 poderão ser apresentadas pelo relator da medida, Arthur Maia (PPS-BA), em breve.

A proposta do Executivo, sob tutela do presidente golpista Michel Temer (MDB), pode entrar em votação no Plenário da Câmara dos Deputados a partir do dia 19.

A partir da mobilização na capital federal, será editada a Carta de Brasília contra a reforma. Será definido também um calendário de luta para todo o mês de fevereiro. O protesto terá transmissão ao vivo pela página do Facebook do PT da Câmara.

Nas primeiras horas desta terça, algumas centrais sindicais vão realizar protestos nos aeroportos com o objetivo de pressionar os deputados federais na hora do embarque para Brasília, para que votem contra essa proposta do governo.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, a CUT, Central Única dos Trabalhadores, realiza ato no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A mobilização começa às 4h30, com concentração junto ao Monumento do Laçador. De lá, os manifestantes saem em caminhada até os terminais 1 e 2, levando faixas, cartazes e bandeiras.

A mobilização integra a Jornada Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, definida pelas maiores centrais.

Está previsto para o dia 19 de fevereiro a realização de um Dia Nacional de Luta, com greves, paralisações e atos públicos contra mais esse retrocesso do governo golpista e sua base aliada.

Em todas as atividades serão distribuídos panfletos, esclarecendo a população e denunciando que “essa reforma de Temer representa o fim da aposentadoria para milhões de trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil”.

Edição: Vanessa Martina Silva