Paraná

Esportes

Confira o que vai pegar no Campeonato Brasileiro em 2018

Grama sintética liberada e árbitro de vídeo dispensado são algumas definições do Brasileirão

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Partidas poderão ser disputadas na Arena da Baixada, único estádio da competição com gramado artificial
Partidas poderão ser disputadas na Arena da Baixada, único estádio da competição com gramado artificial - Divulgação/Atlético Paranaense

O Campeonato Brasileiro de 2018 já tem data para começar: na segunda-feira (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica de jogos, que inicia com a primeira rodada nos dias 14 e 16 de abril, e segue até o dia 2 de dezembro. 
As determinações e regras para a disputa também já foram anunciadas. No dia 5, os 20 clubes da Série A do campeonato se reuniram no conselho arbitral da competição, no Rio de Janeiro, e decidiram questões centrais para a realização dos jogos. 

Por decisão unânime, os times votaram pela retirada do veto que proibia o uso de gramados sintéticos nos estádios em que serão disputadas as partidas. A determinação, aprovada no Congresso Técnico da CBF no início de 2017, valeria a partir deste ano. Na época, apenas o Atlético, Coritiba, Palmeiras, Sport e Bahia votaram a favor da utilização da grama sintética no país.

A Arena da Baixada é o único estádio dos times da Série A que usa esse tipo de gramado artificial. Ela é utilizada pelo clube desde 2016, depois de ter enfrentado diversos problemas com a manutenção do gramado natural.

Venda de campo e árbitro de vídeo 

A proibição de vendas de mando de campo no Campeonato também foi derrubada. Na reunião do ano passado, ficou proibida a venda de jogos para outras cidades.

A aprovação dessa transferência, no entanto, prevê algumas ressalvas: não será permitido a venda de mando de campo nas últimas cinco rodadas, e nem poderão ser transferidas mais do que cinco partidas por clube, para fora do estado.
No arbitral, 12 dos 20 times da competição também foram contra a utilização do árbitro de vídeo, um conjunto de câmeras e permite que árbitro e assistentes revejam as jogadas. Os clubes apontaram problemas financeiros para implementação da tecnologia, já que seriam os responsáveis por bancarem os custos. Atlético e Paraná estão entre as equipes contrárias ao uso desse recurso no campeonato.

Clássicos paranaenses

Atlético e Paraná devem estrear no Campeonato Brasileiro pela Série A nos dias 15 de abril. O rubro-negro enfrenta a Chapecoense, enquanto o time paranista disputará com o São Paulo. O dois times paranaenses devem se enfrentar pela primeira vez na competição apenas na 7ª rodada, prevista para o dia 27 de maio. 

Pela série B, o Coritiba estreia na competição na terceira semana de abril, contra o Sampaio Corrêa, em São Luís(MA), enquanto o Londrina receberá o Boa Esporte, no Estádio do Café.
As datas e horários exatos de cada jogo das 38 rodadas do Brasileirão serão definidos posteriormente.

 

Edição: Franciele Petry Schramm