Podcast

Nutricionista dá dicas de cuidados com a saúde durante o carnaval

Para manter a disposição e aproveitar a folia, alimentação não pode ser deixada de lado nesses dias de calor

Ouça o áudio:

Dias de folia quererem atenção com a alimentação
Dias de folia quererem atenção com a alimentação - Pixabay
Para manter a disposição e aproveitar a folia, alimentação não pode ser deixada de lado nesses dias de calor

Foliões nas ruas, é carnaval! A tradicional festa brasileira comemorada em todo canto do país exige disposição e boa saúde, afinal, são quatro dias de festa e muito calor. Para aproveitar a maratona festiva, a nutricionista Bianca Costa dá dica de como manter a hidratação do corpo.

"O ideal é tentar intercalar o álcool na proporção de dois pra um. Então, um copo de álcool e dois de água ou dois de suco, que é para realmente manter essa hidratação, uma vez que o álcool desidrata o organismo”, ensina. 

A nutricionista acrescenta: "No suco, se quiser, pode colocar um pouquinho de gengibre também, que tem ação anti-inflamatória e ajuda na ressaca".

O ideal é que o suco seja natural, já que os industrializados possuem muito açúcar na composição. A nutricionista orienta o folião a congelar o suco em cubinhos de gelo e levar em uma garrafinha na hora de ir para o bloco de carnaval. 

“Quando você for [para a rua], ele vai derretendo ao longo do caminho e quando for beber o suco, ainda estará fresco”, diz.

As frutas também são ótimas para manter a hidratação por serem ricas em água. Bianca indica o consumo das que contém bastante vitamina C e potássio, como por exemplo, a banana, a laranja, a uva, o abacaxi, o melão e o mamão.

“Além de manter nosso trato muscular funcionando direito, essas frutas ricas em potássio e vitamina C ajudam a desintoxicar o fígado”, complementa. 

Depois de pular atrás do trio elétrico, você pode repor as energias com alimentos ricos em carboidratos integrais. A nutricionista explica que esse tipo de comida demora mais para ser metabolizado pelo corpo, o que dá mais disposição para aproveitar bastante os bloquinhos.

E falando em boa nutrição, aí vai um alerta: evite alimentos gordurosos. Frituras, por exemplo, prejudicam a digestão, assim como alimentos com muito sal. “Porque eles retém liquido, elevam a pressão arterial, e no calor também não é legal", avalia a profissional. 

Para recuperar o corpo e diminuir os efeitos da bebedeira em excesso, Bianca orienta consumir também legumes de cor escura, como brócolis e couve. Mas, a dica preciosa da nutricionista é o consumo de um ovo cozido:

“No ovo existe uma proteína que ajuda a combater os sintomas da ressaca. Ela auxilia nosso organismo a reverter o processo de intoxicação que é provocado pela ingestão de álcool”, indica. 

Pronto, agora é só vestir a fantasia e cair na folia para curtir o carnaval com os companheiros!

Edição: Camila Salmazio