Carnaval

Blocos que o Brasil de Fato MG indica

Fique por dentro dos coletivos que vão juntar, em BH, festa com mobilização popular

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG)

,
Festa na capital é marcada por bom humor e protestos / Alexandre Guzanshe/Carnaval BH

O carnaval renasceu na cidade de Belo Horizonte com vontade de transformar o mundo e lutar por uma vida digna para o povo brasileiro. Mesmo com o crescimento da festa, o objetivo não mudou. Preparamos um roteiro especial com os blocos que capricham nas mensagens e fortalecem a resistência. Confira:

Ai que saudade do meu ex!

"Não desanimem nunca. Porque eles estão tirando de nós o direito de sonhar e de ter esperança", disse o ex-presidente Lula um dia. E é pelo sonho, pela esperança, pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato que este bloco sai às ruas na segunda (12). A concentração é às 10h, na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza).

Pisa na Fulô

A resistência nordestina chega chegando! Você vai poder dançar do maracatu ao forró e de quebra protestar contra a reforma da Previdência. O bloco fará um ato e distribuirá adesivos contra a medida na terça (13). A concentração começa às 17h na avenida Nossa Senhora de Fátima (esquina com rua Peçanha).

Baque de Mina

Formado apenas por mulheres, o bloco faz campanha contra o assédio, homofobia, machismo, racismo e também toca ritmos populares e tradicionais, característicos do povo brasileiro. Ele sai na terça (13), a partir das 16h, com concentração na Praça Afonso Arinos (Centro).

Angola Janga

Um bloco afro de força e axé, que busca valorizar e incentivar as discussões sobre os negros no Brasil. Este ano, o Angola homenageia os ritmos mineiros e tem o tema “Ngomas: dos Reinos de África aos Tambores de Minas”. Seu cortejo acontece no domingo (11), às 14h, na junção da rua São Paulo com avenida Amazonas.

Todo Mundo Cabe No Mundo

Bloco que levanta a bandeira da inclusão e de que o carnaval deve ser exatamente o que ele é: uma festa popular. "Todo mundo tem direito à alegria" é a frase do idealizador do bloco, Marcelo Xavier, cadeirante há 20 anos. O desfile é no domingo (11), às 9h, com concentração na rua Piauí, 647 - Santa Efigênia.

Parque Já

É o carnaval mais verde da região Oeste de BH! Surgiu para fortalecer a luta em defesa da única área verde do bairro Jardim América. Ele sai na segunda (12), às 13h, na Praça APA (Jardim América).

Bloco da Calixto

Por todas as formas de amor, liberdade e respeito - esta é a bandeira do bloco da cantora Aline Calixto, que sai no sábado (10), às 12h, na rua Professor Moraes (entre as avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas - Savassi).

Esperando o metrô

Este é o bloco de quem espera há mais de 30 anos o metrô do Barreiro. Pela batalha por um transporte público e de qualidade, ele sai na terça (13), às 12h, na avenida Sinfrônio Brochado, 1002. A marchinha do grupo foi a grande vendedora do Concurso Mestre Jonas 2018.

Se liga no Serviço de Achados e Perdidos

A prefeitura de BH vai disponibilizar dois Centros de Atendimento ao Turista (CATs) para receber objetos e documentos perdidos durante o carnaval. O serviço vai funcionar no CAT Álvaro Hardy (avenida Otacílio Negrão de Lima, 855 - Pampulha), das 8h às 17h, e no CAT Rodoviária (no Terminal Rodoviário), aberto 24h.

Edição: Joana Tavares