Rádio

Ouça na íntegra: Carnaval é tema dos programas de rádio do BdF

Reportagens, quadros e entrevistas marcam a folia deste ano

São Paulo |
Os programas vão ao ar aos sábados com reprise aos domingos
Os programas vão ao ar aos sábados com reprise aos domingos - Gabriela Lucena | Brasil de Fato

As edições dos programas do Brasil de Fato nas rádios de SP, MG, RJ, PR, PE e Sorocaba tem como destaque o carnaval, uma das festas mais populares entre os brasileiros, e a reforma da Previdência, que está entre as principais pautas dos parlamentares esse ano.

Em São Paulo, Sorocaba e Paraná, a edição deste sábado (10) começa em clima de folia com a entrevista exclusiva que a repórter Norma Odara fez com Baby Amorim, integrante do Ilú Oba de Min. Ela fala das expectativas para o carnaval 2018 e conta a história do bloco formado somente por mulheres e que fortalece a cultura africana há 13 anos.

E por falar em mulheres no carnaval, o assédio contra elas é sempre algo preocupante, principalmente durante os festejos. A pergunta do Fala Aí desta edição é justamente sobre como agir nestas situações e quem responde é Paula Lago, coordenadora da campanha #CarnavalSemAssedio.

Já no quadro Mosaico Cultural, você confere as origens do carnaval pernambucano com a repórter Rani Mendonça. E para manter a saúde neste período de tanta folia, nada melhor do que cuidar da alimentação e hidratação. Confira as dicas da nutricionista Bianca Costa no quadro Alimento é Saúde, com a repórter Luciana Console.

Tem também entrevista com a jurista Carol Proner, que integra a Frente de Juristas pela Democracia, sobre a repercussão do julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4º região, em Porto Alegre, e os desdobramentos da sentença proferida pelos desembargadores.

O programa também traz muita música: Gilberto Gil, com Filhos de Gandhi; Marília Mendonça, com Meu Cupido é Gari; Daniela Mercury, com A Cor Dessa Cidade, e muito mais!

A edição do Rio de Janeiro traz a participação dos foliões da cidade, que indicam os melhores blocos para brincar. O programa também destaca a presença de temas ligados à política desde o carnaval de rua até as escolas de samba fluminenses. Ainda no clima de carnaval, no quadro Dicas Mastigadas, os ouvintes vão aprender a fazer uma feijoada com o chef Alan Tygel, da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos, para recompor as energias!

O quadro Repórter SUS traz a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lígia Bahia, para explicar a importância da decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante o ressarcimento ao SUS (Sistema Único de Saúde) pelos planos de saúde.

A reportagem também repercute a lei estadual que impede propaganda com conteúdo sexista e agressivo às mulheres. O programa abre um parêntese no clima de folia para trazer as discussões sobre a completa ausência da segurança pública no Rio.

Em Pernambuco, a edição terá entrevista ao vivo com dois músicos: Alex Mono e Joanah Flor. Ambos vão falar sobre carnaval, além de assuntos que conversam com interesses populares. A edição também traz um quadro especial para o carnaval chamado Bloco Zodíaco do Frevo, com Méle Dornelas. Integrante do Terral Coletivo, ela vai fazer uma relação de um frevo com algum signo do zodíaco ao longo de todo o programa.

Nos boletins da semana, o resultado do julgamento no STF favorável às comunidades quilombolas é tema do quadro Mandou Bem. Tem também a repercussão sobre a capa de um jornal pernambucano que destacou a imagem da personagem Nega Maluca, acendendo o debate sobre temas como racismo e machismo no carnaval. O programa ainda destaca um Fala Povo sobre o carnaval e também comentários da repórter Cristiane Sampaio sobre a reforma da Previdência. No Mosaico Cultural desta edição, você confere como é o carnaval em recife e Olinda.

Em Minas Gerais, tem matéria sobre o corte do Governo Federal de 40% no orçamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A redução vai afetar cinco capitais, incluindo o metrô de Belo Horizonte, que não vai conseguir manter o quadro de horários atual por conta da falta de verba.

Outro destaque é a matéria sobre o processo de designação dos professores da rede estadual. Na falta de professores concursados para preencher as vagas, eles estão sendo convocados para assumir o lugar, porém, os profissionais avaliam que a organização está péssima. São diversas reclamações de horas na fila, desrespeito e falta de vagas. O programa também aborda o tema da origem do homem no quadro Comsciencia. Viemos mesmo do macaco? E nesta semana, o colunista João Paulo Cunha aborda o tema reforma da Previdência.

Falando em carnaval, o programa de Minas Gerais traz dicas para ninguém dar bola fora nos dias de folia. Fantasias desrespeitosas, atitudes machistas, assédio e cuidados com a segurança são alguns dos quesitos que devemos ficar atentos. Depois, é só curtir os bloquinhos de BH, que também vão ser listados nesta edição. 

A sintonia do programa em São Paulo é na Rádio Imprensa (102.5 FM) aos sábados e domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM), aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106.7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada às 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado às 09h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Em Sorocaba, na Rádio Super (87.5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. No Paraná, você ouve aos sábados na Rádio Princesa (87.9 FM), às 10h. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Ouça os programas que foram ao ar neste sábado dia 10 de fevereiro: 

São Paulo e Sorocaba

Paraná

Rio de Janeiro

Minas Gerais

Pernambuco

Edição: Anelize Moreira