Podcast

Do alívio da sinusite à cólicas menstruais: conheça as propriedades do orégano

Planta pode ser utilizada de diversas formas: na comida, em chás, inalação e massagens

Ouça o áudio:

Além de dar sabor na comida, o orégano é recomendado para aliviar problemas respiratórios e para melhorar a digestão.
Além de dar sabor na comida, o orégano é recomendado para aliviar problemas respiratórios e para melhorar a digestão. - Pixabay
Planta pode ser utilizada de diversas formas: na comida, em chás, inalação e massagens

Presente na cozinha da maioria dos brasileiros, o orégano é uma planta com finalidades que vão além da mais comum, que é a de dar aquele gostinho especial na comida. Ele pode ser utilizado de diversas formas e suas propriedades antissépticas e antibióticas fazem de seu consumo uma medicina natural. É o que conta o engenheiro agrônomo especializado em plantas medicinais, Ademar Menezes.

Continua após publicidade

"Se você passa a utilizar com maior frequência, o seu organismo passa a ser beneficiado por essas pequenas doses. Uma pitadinha mesmo, mais ou menos como se fosse meia colher de café", ensina. 

O consumo do orégano como tempero também é indicado por conta da ação antioxidante existente na planta. Ela ajuda a combater o excesso de radicais livres criando uma proteção contra o surgimento de possíveis células cancerígenas. Já a função antisséptica da planta atua para prevenir e combater problemas no sistema respiratório.

"É uma planta que tem uma aplicação muito grande. Por exemplo, se você está com uma sinusite, você pode fazer inalação com esse orégano. Vai te ajudar também nos processos de congestão nasal, problemas de bronquite e respiratórios em geral", explica. 

Para o processo de inalação, Menezes indica colocar a água para ferver, adicionar uma pitada de orégano, desligar o fogo e respirar o vapor que sai carregado de moléculas com as propriedades curativas do tempero.

As plantas como o orégano, utilizadas como condimento, ou seja, para dar sabor, geralmente possuem ação digestiva. Uma das maneiras indicadas para obter esse benefício é na forma de chá. O fitoterapeuta aconselha utilizar cerca de meia colher de café da erva em um copo com 200 ml de água.

As propriedades medicinais do orégano também incluem a função anti-inflamatória, que atuam tanto na parte interna do corpo, quanto na externa, por conta de uma substância chamada carvacrol. 

"Se você tiver com alguma dor, pegar as folhas do orégano, colocar em um óleo, esquentar um pouquinho, pegar esse óleo depois de morno e passar sob a área dolorida, vai ser benéfico por conta da ação anti-inflamatória que tem", exemplifica Menezes. 

Mulheres também podem se beneficiar dos efeitos do chá de orégano nos casos de cólicas menstruais, pois além de anti-inflamatório, o tempero também tem efeito de relaxante muscular.

Além das variadas propriedades medicinais e diversas formas de aproveitá-las, o orégano ainda tem a vantagem de ser um alimento fácil de encontrar. Então, aproveite todos os benefícios que essa plantinha tem.

Edição: Camila Salmazio