Rádio

Ouça na íntegra: Mobilizações contra reforma da Previdência são destaques das edições

Movimentos populares e centrais sindicais marcaram atos em várias regiões do país para derrubar a medida

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Os programas vão ao ar aos sábados com reprise aos domingos
Os programas vão ao ar aos sábados com reprise aos domingos - Gabriela Lucena | Brasil de Fato

Os programas Brasil de Fato do RJ, PE, MG, PR, SP e Sorocaba deste sábado (17) destacaram a agenda de mobilizações que vão ocorrer na segunda-feira (19) contra a aprovação da reforma da Previdência.

A medida que praticamente retira o direito dos trabalhadores e trabalhadoras de se aposentar estava com votação marcada no Plenário da Câmara Federal nesta semana. Com o anúncio do decreto de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro feito pelo presidente golpista Michel Temer na sexta-feira (16), a medida não pode ser votada enquanto o decreto estiver em vigor, de acordo com a Constituição Federal.

Mas, movimentos populares e centrais sindicais mantiveram os atos em todo o país como forma de pressionar o governo a retirar de vez a reforma da pauta.

Em São Paulo e Sorocaba, Rio de Janeiro e Paraná, João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) faz análise dos últimos acontecimentos envolvendo a reforma da Previdência e ainda fala das expectativas para as mobilizações contra a medida.

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, o diretor de carnaval, Thiago Monteiro falou sobre os temas que a escola levou para avenida e a repercussão que as alegorias, alas e fantasias que trouxeram questões atuais, como a perda de direitos dos trabalhadores tiveram nas redes sociais.

“A repercussão na proporção que ela tomou chegou a surpreender um pouco, mas quando a escola se propôs a fazer o enredo, ela sabia que atingiria determinadas pessoas da sociedade, que [o tema] seria, no mínimo, debatido. Então, isso nos traz muita alegria, porque eu acho que o objetivo foi atingido, de, pelo menos, fazer o povo, a sociedade debater o assunto”, diz Monteiro.

E tem música boa para animar o sábado! Anitta, Jojo Todynho, Karol Konka, MC Kevinho e Simone e Simaria estão entre os destaques musicais. Além disso, você ouve Wilson das Neves, com O Dia Em Que O Morro Descer E Não For Carnaval e Martinho da Vila, com Aquarela Brasileira para se despedir ou estender um pouco mais o clima de carnaval.

Já em Minas Gerais, o programa destaca a visita do ex-presidente Lula a Belo Horizonte na quarta-feira (21) para lançar a pré-candidatura dele à presidência da República.Lula fará também uma visita a acampamento do MST na região metropolitana de BH.

Na reportagem, um serviço aos eleitores das cidades de Betim e Contagem que ainda não fizeram o cadastramento biométrico e devem ficar atentos ao registro. O prazo encerra neste mês e os votantes que não se cadastrarem perdem o direito de ir às urnas e também vão sofrer outras penalidades.

O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de MG, Jairo Nogueira Filho, conversou com o Brasil de Fato mineiro nesta semana sobre os impactos da reforma da Previdência na vida dos trabalhadores e das mobilizações para barrar este retrocesso.

No quadro Alimento é Saúde você vai conhecer os benefícios do orégano para além do tempero. A planta possui propriedades antissépticas e antibióticas. Para quem sofre de algum problema respiratório como bronquite e sinusite, por exemplo, o condimento pode ser usado para inalação. Aprenda como fazer.

A sintonia do programa em São Paulo é na Rádio Imprensa (102.5 FM) aos sábados e domingos às 7h. Os pernambucanos ouvem o programa na Rádio Clube (720 AM), aos sábados às 7h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Na Rádio Autêntica (106.7 FM), em Belo Horizonte, a edição é veiculada às 11h de sábado, com reprise no domingo às 7h. No Rio de Janeiro, a sintonia é na Rádio Fluminense (540 AM), todo sábado às 09h, com reprise aos domingos no mesmo horário. Em Sorocaba, na Rádio Super (87.5 FM), o programa vai ao ar sábado às 12h, com reprise aos domingos no mesmo horário. No Paraná, você ouve aos sábados na Rádio Princesa (87.9 FM), às 10h. Os programas também estão disponíveis na Radioagência Brasil de Fato.

Ainda em clima de carnaval, o programa de Pernambuco traz reportagem sobre o Bloco Sem Terra que ocupou as ruas de Olinda com alegria e luta contra os retrocessos. Durante a folia teve até casamento! A reportagem acompanhou um casório realizado em plena terça-feira de carnaval e ao som de frevo e maracatu em Jaboatão dos Guararapes.

O médico Thiago Henrique Silva, da Rede de Médicos e Médicas Populares relaciona os impactos do crime-tragédia da Bacia do Rio Doce com o surto de Febre Amarela. No quadro Momento Agroecológico dessa semana, vamos conhecer a Escola da Comissão Pastoral da Terra localizada no município de Goiás (GO).

Ouça os programas que foram ao ar neste sábado, dia 17 de fevereiro:  

São Paulo e Sorocaba: 


Pernambuco:


Paraná: 


Rio de Janeiro: 


Minas Gerais: 

Edição: Camila Salmazio