Rádio

Rádio BdF faz cobertura especial no Dia Nacional de Lutas contra reforma Previdência

Correspondentes e especialistas participaram, em tempo real, da programação nesta segunda-feira (19)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Rádio recebeu entre especialistas e representantes de movimentos, a advogada especialista no tema da Previdência, Tonia Galetti.
Rádio recebeu entre especialistas e representantes de movimentos, a advogada especialista no tema da Previdência, Tonia Galetti. - Reprodução / Brasil de Fato

Milhares de trabalhadoras e trabalhadores realizaram paralisações e atos contra as novas regras que pretendem mudar a legislação da Previdência, nesta segunda-feira (19). O Dia Nacional de Lutas foi organizado por centrais sindicais e movimentos populares, e aconteceu em várias cidades pelo país. Toda cobertura foi acompanhada, em tempo real, pela Rádio Brasil de Fato e a plataforma Minuto a Minuto, com correspondentes por todo o país e comentaristas. 

Carlos Gabas, ex-ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil do governo Dilma Rousseff e ex-ministro da Previdência Social, participou da programação da rádio. Ele falou sobre a importância da mobilização como forma de pressionar o governo Temer a barrar o que ele chamou de desmonte da Previdência.

Gilmar Mauro, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) falou sobre como foi toda a organização para o dia e relembrou os perigos da reforma da Previdência. Também do MST, Márcio Santos, lembrou da importância dos movimentos de base se articularem entorno do combate à reforma. Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, também deu um panorama geral das mobilizações no estado de São Paulo.

Rio de Janeiro

Assunto do dia, o decreto de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, assinado pelo presidente golpista Michel Temer (MDB) na sexta-feira (16), também permeou a cobertura. Por telefone, à Rádio Brasil de Fato Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil e defensor da desmilitarização da Polícia Militar, falou sobre a situação que está o estado do Rio de Janeiro. O mesmo assunto foi abordado por Gizele Martins, jornalista e moradora da Favela da Maré, que contou sobre a experiência de viver a intervenção militar no estado.

Nos estúdios, houve a participação de Juliane Furno, doutoranda em Desenvolvimento Econômico na Unicamp e militante do Levante Popular da Juventude; de Douglas Izzo, presidente da CUT-SP, além de Tonia Galetti, advogada especialista no tema da Previdência.

Representantes dos movimentos populares como Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); Jessy Dayane, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); e Thais Lapa, integrante do Marcha Mundial das Mulheres (MMM) falaram sobre como as mobilizações tomam as diversas categorias e movimentos para barrar a reforma.

Denise Gentil, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ignácio Cano, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Maria do Rosário, deputada federal pelo PT-RS; Ronaldo Pagotto, advogado e militante da Consulta Popular; Douglas Belchior, professor da rede pública e um dos fundadores da Uneafro; entre outros, também participaram da cobertura Brasil de Fato.

Confira Minuto a Minuto toda a cobertura aqui

Edição: Simone Freire