Resumo

A semana | Confira os principais fatos destacados pelo Brasil de Fato

Lançamento da candidatura de Lula e mobilização contra a reforma da Previdência agitaram o país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Auditório da Expominas recebeu aproximadamente 2 mil pessoas para o lançamento de pré-candidatura de Lula em BH
Auditório da Expominas recebeu aproximadamente 2 mil pessoas para o lançamento de pré-candidatura de Lula em BH - Midia Ninja

Vários assuntos foram destaque do Brasil de Fato nesta semana. A segunda-feira (19) foi marcada pelas manifestações populares em diversos estados contra a reforma da Previdência. Todos os detalhes das mobilizações fizeram parte da nossa cobertura nacional, com a plataforma Minuto a Minuto e Rádio Brasil de Fato.

Continua após publicidade

No mesmo dia, o governo golpista de Michel Temer (MDB) desistiu de levar adiante a proposta que reduz drasticamente os direitos dos trabalhadores com a criação da idade mínima para a aposentadoria, entre outras alterações.

A tramitação da reforma da Previdência também ficou inviabilizada no Senado por conta do decreto de intervenção federal e militar na área de segurança pública do Rio de Janeiro.

A intervenção foi ratificada pelo Congresso, mas sofreu críticas da oposição por não haver nenhum plano de mudança estrutural para o combate à violência.

Na prática, a intervenção militar só aumentou o medo e a sensação de insegurança entre os moradores do Rio de Janeiro, segundo mostra reportagem.

Nesta semana, o governo também apresentou uma lista de medidas impopulares que foram alçadas para o status de prioridade de aprovação, entre elas o fim do fundo soberano e a privatização da Eletrobras.

Já na quarta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento de lançamento da sua pré-candidatura à Presidência. "Estou candidato", reiterou o petista sob aplausos em Belo Horizonte (MG), para um público de duas mil pessoas. “Prendam minha carne. Minhas ideias continuarão soltas”, disse o ex-presidente na ocasião.

Na quinta-feira (22) foi confirmado um vazamento de resíduos químicos na empresa mineradora Hydro Alunorte que causou a contaminação em diversos rios na região de Barcarena, no nordeste do Pará.

Também foi destaque a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garantindo o direito à prisão domiciliar para presas gestantes ou com filhos pequenos. A medida deve entrar em vigor em 60 dias e vale para todo o país.

 

Edição: Juca Guimarães