RÁDIO

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 24/02/18

O cientista social Eduardo Mara conversou sobre intervenção com militares, censura, previdência e privatizações

Recife (PE) | Brasil de Fato Pernambuco |

Ouça o áudio:

Agroecologia, carnaval popular e democratização da comunicação também são destaques da edição
Agroecologia, carnaval popular e democratização da comunicação também são destaques da edição - Arte: Gabriela Lucena / Brasil de Fato

O cientista social Eduardo Mara conversou com o Brasil de Fato Pernambuco sobre alguns dos destaques da semana no cenário político do país. Eduardo Mara é também dirigente nacional da Consulta Popular e apresentou análises para temas como a intervenção militar no Rio de Janeiro, disputas diante de mudanças na previdência social, casos de censura nos ambientes acadêmicos e a chamada "pauta prioritária" do governo não-eleito de Michel Temer, do MDB. A conversa entrou em opiniões sobre estratégias políticas e leituras diante da situação atual da população ao lado dos movimentos populares e das "novas jogadas" de quem deve continuar tentando retirar mais direitos da classe trabalhadora.  

A pauta da agroecologia entra em cena duas vezes no programa. No primeiro momento, há detalhes sobre o Encontro Regional de Agroecologia (ERE Nordeste), que será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, no campus recifense da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Outro destaque agroecológico é a apresentação da experiência do acampamento Maria da Conceição, em Minas Gerais, que possui hortas comunitárias e nesta semana recebeu a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).    

Na semana teve quem "mandou bem" e quem "mandou mal" quando se pensa no tema da democratização da comunicação. Por um lado, uma declaração do político cearense Ciro Gomes (PDT) repercutiu negativamente por conta de um tom reduzido diante do tema da regulação do meios de comunicação. Por outro lado, a cineasta Maria Augusta Ramos remou contra a maré da maioria dos meios de comunicação do país ao documentar e detalhar o passo a passo que resultou no afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT). Com o documentário "O Processo", Maria Augusta filmou os detalhes e os protagonistas do golpe de estado de 2016 e foi ovacionada pela obra audiovisual no Festival de Cinema de Berlim.  

O carnaval em Olinda ainda rendeu duas pautas na edição. Conversamos com os jornalistas Monyse Ravena e Vinícius Sobreira, ambos do Brasil de Fato Pernambuco, que cobriram dois cenários na festa pelas ladeiras olindenses. Monyse falou sobre as pessoas que tentam ganham uma renda extra com trabalhos informais. Vinícius foi conferir as peculiaridades que popularmente estão sendo constituídas sobre a identidade da Rua do Bonfim nos de carnaval. 

Pegamos também os dados de um estudo realizado pelo Instituto de Políticas de Trasnporte e Desenvolvimento (IPTD). Com denúncias e proposições, o documento diagnosticou que as mulheres negras são as maiores vítimas da falta de políticas e equipamentos públicos adequados para a mobilidade urbana. A pesquisa reuniu impressões de cinquenta mulheres negras, chefes de famílias e que ganham até dois salários mínimos. 

Ainda no tema das mulheres, o Esportes de Fato dedica o "gol de placa" e "gol contra" para duas organizações esportivas do país. Entre o futebol americano e o tênis são apresentadas duas situações distintas que podem ser associadas ao interesse em equilibrar as modalidades femininas e masculinas nas competições. 

 

Edição: Daniel Lamir