Rádio

Ouça o programa Brasil de Fato - Edição Rio de Janeiro - 24/02/18

Reflexões sobre a intervenção militar no Rio são o destaque desta edição

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, pela Rádio Fluminense, 540 AM
Programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, pela Rádio Fluminense, 540 AM - Gabi Lucena | BdF

O programa Brasil de Fato no Rio desta semana propõe uma reflexão sobre a intervenção militar no Rio de Janeiro. Moradores de favelas, que já viveram diversos tipos de invasões militares associadas a graves violações de direitos, questionam e se preocupam com a medida. Esse é dos temas das reportagens veiculadas nesta edição. Em entrevista, o pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ignacio Cano, analisa como a medida intensifica o quadro de conflito no Rio.

O "pacote de maldades" apresentado pelo governo Temer nesta semana também é um dos destaques. Entre os pontos anunciados, está a venda da Eletrobras, estatal responsável por grande parte da distribuição de energia no Brasil. o governo também quer extinguir o Fundo Soberano, criado para combater os efeitos de eventuais crises econômicas e contribuir em projetos estratégicos do país.

As mobilizações no estado contra a Reforma da Previdência, que reuniram milhares de trabalhadores nesta semana são outro tema do programa. Uma reportagem vai mostrar que para as pessoas que participaram do ato no centro do Rio a intervenção militar tem também o objetivo de abafar a capacidade de reação da população contra a perda de direitos.

A edição fala também sobre a educação no campo. Uma reportagem traz a luta de estudantes, professores e trabalhadores rurais de São José do Vale do Rio Preto, na região serrana, para manter em funcionamento duas escolas rurais.

Os ouvintes vão saber também como está a preparação das agricultoras e agricultores do Rio de Janeiro para o Encontro Nacional de Agroecologia, o ENA, que vai ser realizado em maio, na capital mineira.

O programa vai ao ar todos os sábados, às 9 horas, com reprise aos domingos, no mesmo horário, pela Rádio Fluminense 540 AM.

Edição: Redação RJ