Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Minas Gerais 03/03/2018

Vereadores da capital querem abrir CPI para investigar consórcios do transporte coletivo

Belo Horizonte |

Ouça o áudio:

Acampamento reúne mais de 2 mil participantes para luta do Dia Internacional das Mulheres
Acampamento reúne mais de 2 mil participantes para luta do Dia Internacional das Mulheres - Divulgação FBP MG

 

As mulheres mineiras já estão preparadas para o Dia Internacional de Luta, 8 de março. A data tem se tornado cada vez mais forte no Brasil e tem trazido não só os temas próprios das mulheres, como o assédio e o aborto, mas também assuntos que atingem a população como um todo. Em Minas, mulheres da Frente Brasil Popular se preparam há dois meses para o Acampamento das Mulheres na luta! Foram diversas reuniões e muito trabalho. São as mulheres que decidem e coordenam todos os setores do encontro: a alimentação, a segurança, os cuidados com saúde, os debates políticos, a divulgação, os ônibus que vêm das cidades do interior. A expectativa é receber de 1.500 a 2 mil mulheres. 

Maternidade referência em parto humanizado no Brasil fecha leitos por falta de recursos. Desde o ano passado a administração do hospital Sofia Feldman não consegue efetuar o pagamento dos funcionários. Por causa do déficit no orçamento, prefeitura de Belo Horizonte cogita assumir a gestão da entidade. A proposta é questionada por usuários e funcionários que temem que a maternidade perca o seu caráter de referência em atendimento humanizado.

Vereadores de Belo Horizonte tentam abrir Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o sistema de transportes coletivos da cidade. Ao mesmo tempo, Prefeitura realiza auditoria das contas das empresas de ônibus. Para movimentos e parlamentares, método adotado por edital da Prefeitura é inadequado e CPI é necessária. A pauta é uma reivindicação antiga dos movimentos populares que sempre pediram uma apuração nos gastos e lucros das empresas de transporte de BH né?! Após o acidente do último dia 13, que vitimou 5 pessoas, o pedido para apuração nas contas dos transporte coletivo só aumentou.

Edição: Minas Gerais