Rádio

Ouça o Programa Brasil de Fato - Edição Pernambuco - 03/03/18

Mobilização das mulheres, Revolução Pernambucana e ERÊ Nordeste são temas em destaque

Recife (PE) | Brasil de Fato |

Ouça o áudio:

As edições do Brasil de Fato de Pernambuco e de São Paulo comemoram um ano de compartilhamento da visão popular nas ondas sonoras.
As edições do Brasil de Fato de Pernambuco e de São Paulo comemoram um ano de compartilhamento da visão popular nas ondas sonoras. - Gabi Lucena | BdF

A edição que marca o ciclo do primeiro ano do programa Brasil de Fato Pernambuco no ar, na Rádio Clube AM do Recife, mergulha pela história da Revolução Pernambucana de 1817, escuta as mulheres que vão às ruas no Oito de Março e apresenta as propostas vida saudável no campo e na cidade, com o Encontro Regional de Agroecologia no Nordeste.

Para realçar o dia seis de março, apresentamos os contextos e insatisfações há 201 anos, quando parte da população pernambucana foi às ruas contra os valores determinados para o pagamento de impostos para a coroa portuguesa. Além de ouvirmos o historiador e doutor Flávio Cabral, também destacamos a vida de Bárbara do Crato, que também participou da Revolução Pernambucana e foi a primeira mulher presa política na história do Brasil.

Sobre os preparativos para o Dia Internacional de Luta das Mulheres conversamos com Verônica Santana, coordenadora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais. Verônica explicou as relações as articulações de mulheres e luta contra os efeitos do golpe de estado no país, as perdas específicas de direitos das mulheres do campo e da cidade e o processo de enfrentamento da violência contra as mulheres no Brasil. Também ouvimos Edicleia Santos, do Fórum de Mulheres de Pernambuco, apresentando algumas pautas das mobilizações na capital pernambucana. 

Também acompanhamos o Encontro Regional de Agroecologia do Nordeste (ERÊ NE), que aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro no campus Recife, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sob o  lema "Democracia e Agroecologia: unindo campo e cidade", o ERÊ NE promoveu debates, apresentação de experiências e propostas para o Encontro Nacional de Agroecologia, que será realizado entre maio e junho deste ano, em Belo Horizonte (MG). 

Dentre os destaque da semana, abordamos os novos capítulos da escolha de um interventor militar para o Estado do Rio de Janeiro, o aumento nos índices de desemprego no Estado de Pernambuco, a resistência de trabalhadoras e trabalhadores rurais pelo direito à terra nos municípios pernambucanos de Petrolina e Moreno e um panorama sobre os preparativo para a edição 2018 do Fórum Social Mundial, que acontecerá neste mês, em Salvador.

 

 

 

 

mergulha pela história com a Revolução Pernambucana, escuta as mulheres sobre o Dia Oito de Março e , com o Encontro Regional de Agroecologia, que aconteceu nesta semana, na capital Pernambucana. 

 

Há um ano, o Brasil de Fato passou a ocupar um importante espaço para o  fortalecimento e a ampliação da comunicação popular: o rádio. 

Neste domingo, 4 de março, comemoramos o aniversário de estreia nas ondas sonoras. Os estados de Pernambuco e São Paulo foram os pioneiros. Hoje, mais estados se somam a essa luta, veiculando programas no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais e na cidade de Sorocaba. 

Edição: Daniel Lamir